TurisRio fará capacitação na Ilha Grande

Compartilhe!

Cais do Abraão - 2013 - Igor AbreuA Secretaria de Estado de Turismo, através da TurisRio, promoverá na próxima quinta-feira, 11, a partir das 13h, na Casa de Cultura da Vila do Abraão, o quinto encontro de capacitação do Programa Integrado do Turismo (PIT). O evento, voltado para o trade turístico da Ilha Grande, conta com o apoio da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), do Conventions & Visitors Bureau angrense, entre outros órgãos. Na ocasião serão abordadas questões como os direitos do consumidor, legislação alimentar e segurança nas áreas turísticas.

De acordo com a Companhia Estadual de Turismo (TurisRio), o público-alvo deste programa são os representantes dos meios de hospedagem, transportadoras, agências, e estabelecimentos de alimentos e bebidas, além de guias de turismo e pessoas ligadas a instituições do setor. As inscrições para as palestras poderão ser feitas na hora do evento e são gratuitas.

O objetivo desta ação é conscientizar todos os envolvidos na atividade turística da Ilha Grande, sobretudo os gestores e empresários, quanto aos seus direitos e deveres, além de discutir de forma participativa outras questões relevantes na atividade. Segundo a TurisRio, a busca cada vez mais constante de turistas po conhecer a Ilha Grande, aliada à fragilidade ambiental de seu ecossistema, representa um cenário de risco caso medidas preventivas não sejam tomadas a tempo.

Para o presidente da TurisAngra, Kaká Gibrail, esta capacitação é um importante passo para qualificar ainda mais o turismo no município.

— A aproximação da Companhia Estadual de Turismo do empresariado do município de Angra dos Reis é importantíssima para o desenvolvimento sustentável desta atividade, em especial porque há uma carência na integração entre as diferentes esferas ligadas ao setor. A Ilha Grande é um dos principais destinos indutores de turismo do estado e este ciclo de palestras é um passo importante para que esses atores possam dialogar — avaliou Kaká.

PROGRAMAÇÃO

13h – Abertura – Ronald Ázaro (secretário de Estado do Turismo); Representante da Prefeitura de Angra dos Reis; Sr. Marco Aurélio Paes (Diretor de Operações TurisRio).

13h40 – O Turismo e o Direito do Consumidor. Viajando Direito! – Maria Rachel Coelho (Procon).

14h – Higiene e Manipulação de Alimentos – Fernando José Neves (Defesa Sanitária do Rio de Janeiro)

15h20 – Segurança em Áreas Turísticas – Cel. Joseli Cândido (Batalhão de Policiamento em Areas Turísticas -BPTur)

15h40 – A Importância do Cadastur para a Atividade Turística – Michel Lobianco (TurisRio).

16h – Prodetur – Marcos Pereira (Secretaria de Estado do Turismo – SeTur).

16h30 – Aberto a perguntas

[Segundo a TurisRio, a data de realização do evento, assim como o horário, poderão sofrer alterações dependendo de questões logísticas como transporte e acomodação].

Redação

Site de notícias da região da Costa Verde fluminense: Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.