Tour do Rio passa nesta quarta e quinta por Angra

Compartilhe!

Com as belezas naturais do Estado do Rio como cenário, começa nesta quarta-feira, 26, a sexta edição do Tour do Rio de ciclismo. A largada do maior evento da modalidade na América Latina será às 11h, na Praia da Barra da Tijuca com destino à Angra dos Reis. Ao todo, 90 ciclistas vão pedalar por 797 quilômetros, passando por 25 cidades em cinco dias de competição.

Pela primeira vez, o roteiro inclui trechos dentro de Minas Gerais.  O trajeto inicial do Tour do Rio inclui trechos do percurso olímpico da prova de ciclismo de estrada. A última etapa terá largada às 7h de domingo, em Teresópolis, e passará por Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Itaboraí, Tanguá, São Gonçalo, Niterói e Rio, num total de 145 quilômetros. A chegada será no Rio, na Quinta da Boa Vista, no domingo, por volta das 10h30.

Do Brasil, estão confirmadas no Tour do Rio as nove equipes que ocupam as primeiras posições no ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo. Seis equipes do exterior participarão da edição deste ano. Os ciclistas fazem uma velocidade média de 45 a 50 km/h no plano e chegam a atingir 105 km/h em descidas. Entre os destaques do Tour do Rio, está o paulista radicado em Maringá (PR) Rafael Andriato, que representa a equipe italiana Southeast Pro Cycling Team e é o recordista de vitórias em etapas da competição, com cinco triunfos no total.

Mudanças no trânsito

O trânsito em Angra dos Reis já sofre mudanças por conta da competição. As alterações seguirão até quinta-feira.

Terça-feira (25)

A partir das 8h: estreitamento da Avenida Ayrton Senna, na pista de saída da cidade, para a chegada e montagem das tendas e estrutura do Tour do Rio.

Quarta-feira (26)

A partir das 11h: a Avenida Ayrton Senna, na Praia do Anil, terá a pista de saída da cidade interditada para a montagem da estrutura do evento. Em consequência do fechamento, a pista de entrada irá funcionar com fluxo nos dois sentidos até as 14h30.
Após 14h30: haverá o fechamento total da pista de entrada e saída da cidade para a chegada dos ciclistas na Praia do Anil.
Haverá bloqueios na Rio-Santos, trevo de entrada da cidade, trevo do Marinas, DPO, Praça Stella Maris e Rua Doutor Coutinho (em frente ao condomínio do Carmo). Em consequência, o trânsito no sentido Centro será feito pelo trevo de São Cristóvão (Morro da Cruz). Os motoristas que acessarem o trevo no sentido Rio/São Paulo deverão fazer o retorno em frente ao Dnit.
A saída da cidade será feita pela Avenida Júlio Maria, Rua Frei Inácio, Rua Coronel Carvalho e Rua Prefeito João Galindo (Angra-Getulândia), já que a Rua Doutor Coutinho estará interditada em frente ao Condomínio do Carmo.

Quinta-feira (27)

A partir das 9h – haverá novamente o fechamento da pista de saída da cidade, na Praia do Anil, para a montagem da estrutura de largada dos atletas, portanto a pista de entrada da cidade terá fluxo nos dois sentido
A partir das 11h30: fechamento total da Praia do Anil, Praça Stella Maris, Avenida Jair Toscano de Brito, pista de saída da cidade, e Rio-Santos, no trevo de entrada da cidade, para a largada dos ciclistas, que sairão da Praia do Anil.

Redação

Site de notícias da região da Costa Verde fluminense: Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.