Sebrae entrega selo de Embaixadores do Parque da Serra da Bocaina em Paraty

Compartilhe!

Os empreendimentos que participam do projeto de Fomento do Turismo no Parque Nacional da Serra da Bocaina e da Cadeia Produtiva do Turismo no entorno, desenvolvido pelo Sebrae/RJ em parceria com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), receberam o Selo de Embaixadores da Serra da Bocaina. A solenidade aconteceu no auditório do ICMBio, no Portal das Artes, em Paraty, dia 30/11.

O selo é o reconhecimento de que os empreendedores participaram das capacitações promovidas pelo projeto durante dois anos e desenvolveram um produto de identidade com o Parque. Coordenadora Estadual de Turismo do Sebrae/RJ, Marisa Cardoso explica que os empreendimentos estão em cooperação mútua com a Serra da Bocaina. “A partir do ano que vem, vamos começar a comercializar esse destino turístico, apresentando o Parque e os pequenos negócios desenvolvidos em seu entorno”, explica Marisa.

O Parque Nacional da Serra da Bocaina ainda não está consolidado em suas estruturas públicas para a recepção dos visitantes, mas já conta com algumas atividades turísticas em seu interior. Francisco Livino, Chefe do Parque, acredita que a consolidação agregará ainda mais valor ao destino turístico representado pelos municípios de Angra dos Reis e Paraty, no Estado do Rio, além dos municípios paulistas abarcados pelo Parque.

“A partir da qualificação e da articulação e espírito de corpo decorrentes deste projeto entre ICMBio e Sebrae/RJ, a cadeia produtiva do entorno tende a se configurar, de fato, em embaixadores do Parque Nacional, auxiliando na veiculação de sua mensagem e se beneficiando da associação com a marca da Serra da Bocaina, de incontestável valor turístico”, afirma Livino.

O projeto tem por objetivo promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios no entorno do Parque Nacional. “Trabalhamos a cadeia produtiva do turismo no viés da preservação ambiental para a prática do ecoturismo, em conformidadade com as normas do Parque, e com o conceito de inovação, fortalecendo esses negócios”, esclarece o coordenador regional do Sebrae/RJ na Costa Verde, José Leôncio Andrade Netto.

Os emprrendimentos que receberam o selo de Embaixadores da Serra da Bocaina são: Associação Cairuçu, Associação de Moradores de Trindade, Associação de Produtores Rurais do Vale Mambucaba, Atelier e Pousada do Riacho, Ativa Rafting e Aventuras, Birds Paraty, Cachaça Coqueiro, Eval, Jango Tour, Mini Estrada Real, Rancho Mineiro, Restaurante Vagalume da Praia dos Anjos.

O foco da atual gestão do Parque é a consolidação de seus principais portais turísticos: as praias da Trindade, a estrada Paraty-Cunha (incluindo a Pedra da Macela) e o Caminho de Mambucaba – Trilha do Ouro, travessia que cruza o Parque Nacional em três dias, ligando os municípios de São José do Barreiro-SP e Angra dos Reis-RJ.

Redação

Site de notícias da região da Costa Verde fluminense: Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.