Proposta de gestão privada da Ilha Grande deve ser retomada em outubro

Compartilhe!

PPP da Ilha Grande deve voltar à pauta após eleições. Câmara terá comissão de acompanhamento. Abaixo-assinado contrário ao projeto já conta com mais de duas mil e quinhentas assinaturas.

Ao contrário do que tem sido veiculado nas redes sociais, a proposta de uma Parceria Público-Privada (PPP) para a gestão da Ilha Grande não foi esquecida pela Secretaria de Estado de Ambiente e sim suspensa. Nesta quarta-feira, 13, o vice-prefeito de Angra dos Reis, Leandro Silva, usou seu Facebook para alertar a população sobre o fato de que, apesar da manifestação contrária de setores públicos e privados do município, esta proposta deve ganhar força após as eleições de outubro.

O Governo do Estado não desistiu da privatização da Ilha Grande. Recuou por conta da pressão de todos da cidade nesse período eleitoral. Depois das eleições, quando esse tema não prejudicar seus aliados, podem escrever; o secretário André Correa vai tentar empurrar de goela abaixo do angrense. Fiquemos atentos as manobras, querem vender a Ilha Grande e não debateram com o ilhéu”, afirmou Silva.

Na segunda audiência pública, promovida pela Câmara Municipal para debater o assunto, no dia 5 de julho, o secretário de Estado de Ambiente, André Corrêa, anunciou a suspensão do processo para que possamos discutir isso desarmados e para que possamos provar tecnicamente para quem é contra de que a parceria público-privada é a solução para a Ilha Grande”.

Ao Angranews, o vereador Jorge Eduardo Mascote, que conduziu as duas audiências públicas, informou que, após o recesso de meio de ano, a Câmara Municipal criará uma comissão que acompanhará a questão da PPP junto da SEA. O requerimento será apreciado no dia 2 de agosto e o grupo deverá ser composto por ele e os vereadores Lia, Zé Antônio, Marco Aurélio e Helinho.

Abaixo-assinados contra a PPP

Após a proposta de uma PPP da Ilha Grande se tornar pública, alguns abaixo-assinados virtuais, contrários à proposta, foram criados. O maior deles já conta com cerca de duas mil e quinhentas assinaturas (https://goo.gl/Cvpbf8), outro já recebeu apoio de mais de mil e quinhentas pessoas (http://bit.ly/AilhaGrandeNãoQuerPPP). Não temos registro de um abaixo assinado favorável à PPP da Ilha Grande.

Conheça detalhes da proposta

Para os interessados em conhecer melhor detalhes da proposta de uma PPP para a Ilha Grande, já é possível encontrar alguns documentos pela internet. Confira neste link o Termo de Referência que baseia a proposta e neste o Procedimento de Manifestação de Interesse.

 

Redação

Site de notícias da região da Costa Verde fluminense: Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.