Projeto do Terminal Pesqueiro Público de Angra foi apresentado

Compartilhe!

O estudo preliminar do Terminal Pesqueiro Público (TPP) de Angra dos Reis foi apresentado para a prefeita do município, Conceição Rabha, na última segunda-feira, 13, na sede da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap). Elaborado por arquitetos da pasta, o esboço prevê, além das áreas voltadas para a pesca, tratamento de esgoto e reforma dos banheiros públicos locais (que estão interditados); um centro gastronômico com restaurantes à beira-mar; e uma praça pública com pista de skate para o lazer da população. O próximo passo é a elaboração dos projetos básico e executivo do empreendimento.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, José Luis Anchite, o presidente da Fiperj, Essiomar Gomes, e a prefeita de Angra discutiram formas de viabilizar a construção do TPP, como a realização de parcerias público-privadas.

– A ajuda da Sedrap e da Fiperj é muito importante para que a Prefeitura não tenha custos nesta parte inicial. Agora vamos disponibilizar o levantamento topográfico da área e os técnicos da Secretaria iniciarão os projetos básico e executivo para discutirmos qual será a forma mais viável de tirar o Terminal do papel – informou a prefeita Conceição Rabha.

O presidente da Fiperj destacou que se trata de um projeto de longo prazo, mas que trará muitos benefícios e não apenas para a atividade pesqueira local.
– O centro gastronômico e a praça serão um novo espaço de convivência para toda a população angrense, e mais um atrativo turístico para a cidade – disse Essiomar.

Também participaram da reunião o arquiteto Eduardo Pimenta, da Coordenadoria de Projetos, a gestora ambiental Priscila Fragoso, da Coordenadoria de Geoinformações, ambos da Sedrap, e o biólogo Augusto Pereira, diretor de Pesquisa e Produção da Fundação.

Redação

Site de notícias da região da Costa Verde fluminense: Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.