Programa Passageiro Cidadão cadastra usuários
Começa hoje o cadastramento do Programa Passageiro Cidadão. Em entrevista ao programa Talk Show desta quarta-feira (01/06) o Sub-Secretário de Trânsito de Angra, Robson Andrade detalhou como se dará o cadastramento do programa, que através de subsídios da Prefeitura Municipal na ordem de R$29 Milhões anuais, irá possibilitar ao usuário final pagar apenas R$1 em passagens de ônibus, operados pela empresa Senhor do Bonfim, dentro do município de Angra.
Robson lembrou que o novo valor da tarifa começará a valer apenas no dia 1º de Agosto e que apenas moradores de Angra dos Reis terão direito ao benefício. Ele frisou que outras modificações no sistema de transporte público de Angra feito por ônibus, propostas pela Coppe/UFRJ à pedido do Prefeito tuca Jordão (foto) serão postas em prática até o final do ano, entre elas o bilhete único e a modificação nas linhas que passarão a interligar alguns bairros.
De acordo com o Sub-Secretário, o morador de Angra terá direito a um cartão identificador, atrelado ao seu CPF, que possibilitará a adesão ao programa. Este benefício, segundo ele, será intransferível e quem não estiver inscrito no programa pagará o valor normal da passagem.
Ao ser perguntado sobre a situação de pessoas que tem valores “depositados” nos cartões de vales “Bonfim Card”, como é o caso de trabalhadores que recebem “Vale Transporte”, Robson afirmou que a situação está sendo estudada e que em um primeiro momento a passagem a Um Real deverá ser paga apenas em dinheiro vivo.
Em relação à questão de possíveis fraudes no programa, como aquela em que usuários de Vale Transporte vendem suas passagens em pontos de ônibus e terminais rodoviários, o Sub-Secretário afirmou que o Cartão Cidadão irá ser bloqueado automaticamente caso a pessoa tente passar ele seguidamente. Robson também garantiu que as fiscalizações em relação a fraudes e falhas no serviço serão feitas com mais afinco pelo órgão.
O Sub-secretário garantiu que 16 postos de cadastramento serão disponibilizados por todo município inicialmente nas subprefeituras e Cras e não descartou a possibilidade de postos itinerantes em localidades da Ilha Grande e bairros afastados. No lançamento oficial do programa o prefeito municipal e todo o seu staff estiveram presentes a uma tenda montada na Praça da Matriz. As pessoas que efetuam o cadastramento já saem do stand com o novo cartão que, entretanto, somente poderá ser utilizado a partir do dia primeiro de agosto.
Postos de cadastramento:
- Subsecretaria de Transportes e Trânsito
- Secretaria de Ação Social
- Tenda na Praça da Matriz
- Subprefeitura – Mambucaba
- Subprefeitura – Japuíba
- Subprefeitura – Jacuecanga
- CRAS – Bracuí
- CRAS – Nova Angra
- CRAS – Campo Belo
- CRAS – Monsuaba
- R.A. – Frade
- R.A. – Camorim Grande
- R.A. – Belém
- R.A. – Enseada
- R.A. – Garatucaia
- R.A. – Serra D’água
Confira a íntegra da entrevista: