Prefeitura esclarece situação da Santa Casa junto ao CREMERJ

Compartilhe!

No final de semana, circulou nas redes sociais um vídeo no qual um médico fez uma grave denúncia sobre supostas irregularidades no cadastro do Centro de Referência de Tratamento do Covid-19 em Angra dos Reis junto ao Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (CREMEJ). Nesta segunda-feira, 29, a Prefeitura de Angra rebateu as acusações, mostrando documentos que comprovam a regularidade da unidade de Saúde.

O médico em questão é Christiano Alvernaz, pré-candidato a Prefeito de Angra, que neste sábado, 27, afirmou em seu Facebook ter tido acesso, junto ao Deputado Estadual Anderson Morais (PSL), a um relatório do CREMERJ que teria apontado diversos problemas no Centro de Referência ao Covid-19 em Angra dos Reis.

Para a surpresa de todos, nesse relatório, que também contém documentos entregues pela Santa Casa ao CREMERJ, são listados os nomes de todos os médicos que trabalham na unidade, informando que todos eles são intensivistas, o que é uma Mentira“, afirmou Alvernaz.

De acordo com um outro relatório detalhado do CREMERJ, não há sequer um médico na unidade que seja devidamente habilitado para cuidar dos pacientes graves nos respiradores“, completou o médico.

Em um vídeo postado nas redes sociais da Prefeitura de Angra, o responsável técnico pelo Centro de Referência, Dr. Cleantho Prado, rebateu as acusações, garantiu que a documentação da unidade está correta e negou que haja irregularidades:

“No RH (Recursos Humanos) da unidade não há nada a desejar. Logo na admissão, no nosso RH, há um cadastro de médicos e neste cadastro nós exigimos como veracidade, a anuidade do médico ou uma certidão negativa dos médicos, o que comprova que não há irregularidades“, afirmou.

Já a responsável técnica pela unidade, Dra. Viviane Bogado, mestre em Terapia Intensiva, afirmou ainda que 70% dos 33 médicos do Centro de Referência possuem experiência e atuação comprovada em Terapia Intensiva.

A Prefeitura entregou ao Angranews um documento do Cremerj, datado desta segunda-feira, 29, que atesta a regularidade do Centro de Referência.

Saiba mais:

Certificado de regularidade do CREMERJ

O nosso Centro de Referência Covid-19 está totalmente regularizado junto ao Cremerj e cumprindo todas as exigências para oferecer um tratamento de excelência aos pacientes na luta contra o novo coronavírus.

O nosso Centro de Referência Covid-19 está totalmente regularizado junto ao Cremerj e cumprindo todas as exigências para oferecer um tratamento de excelência aos pacientes na luta contra o novo coronavírus. Nos três primeiros meses de funcionamento da nossa unidade, tivemos 421 internações, das quais 310 pessoas se recuperaram, tiveram alta e já estão com as suas famílias. Infelizmente, tivemos 69 óbitos e, no momento, cuidamos de 42 pessoas no nosso hospital. Seguimos na luta por cada vida, com o mesmo compromisso e responsabilidade. . ..#angradosreis #prefeituradeangra #angranalutapelavida #covid_19 #coronavírus #saude

Publicado por Prefeitura de Angra dos Reis em Domingo, 28 de junho de 2020
Vídeo da Prefeitura
Denúncia grave Santa Casa de Angra.

ATENÇÃO!Conversando com colegas da área da saúde, tomei conhecimento do alto índice de mortes de pacientes que agravaram o quadro clínico e evoluíram para os respiradores no Centro de Referência da COVID-19 de Angra dos Reis (Santa Casa).A resolução 2.271 do CFM http://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-n-2.271-de-14-de-fevereiro-de-2020-253606068 estabelece que a cada 10 leitos de UTI, é necessário um médico especialista em medicina intensiva (intensivista).Através do Gabinete do Deputado Estadual Anderson Morais conseguimos acesso ao relatório da visita técnica do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ) a Santa Casa de Angra. Para a surpresa de todos, nesse relatório, que também contém documentos entregues pela Santa Casa ao CREMERJ, são listados os nomes de todos os médicos que trabalham na unidade, informando que todos eles são intensivistas, o que é uma MENTIRA!ISSO É UM CRIME!De acordo com um outro relatório detalhado do CREMERJ, NÃO HÁ SEQUER UM MÉDICO NA UNIDADE QUE SEJA DEVIDAMENTE HABILITADO PARA CUIDAR DOS PACIENTES GRAVES NOS RESPIRADORES!Será que meus colegas sabem que estão sendo considerados especialistas em medicina intensiva pela prefeitura, através da Santa Casa, quando nenhum deles possuem essa especialidade registrada no Conselho?Estão colocando em risco a vida das pessoas! Não adianta ter respirador e não ter pessoal devidamente habilitado e treinado para operar estes aparelhos, que são complexos!Como médico, ficarei sempre em dúvida se as mortes dos pacientes que estavam nos respiradores da Santa Casa poderiam ter sido evitadas caso a prefeitura tivesse contratado médicos especialistas intensivistas. Era isso que a prefeitura estava tentando esconder quando impediu a entrada de câmeras e celulares na unidade?E aí prefeito, quem deve ser responsabilizado pelas mortes desses pacientes? Pare de mentir ao dizer que a Santa Casa conta com a equipe mais preparada e qualificada, sendo que não possui NENHUM MÉDICO INTENSIVISTA! Qual será a próxima mentira?Estão brincando com a vida dos angrenses enquanto ficam fazendo propaganda e vídeos fingindo que está tudo bem!Temos que ter responsabilidade com nossa população! Já repassamos todas as informações e documentos ao Ministério Público, para que tomem as medidas cabíveis contra esse absurdo.Deputado Anderson MoraesJair Messias BolsonaroFlavio BolsonaroHelio LopesCarla ZambelliAlana PassosCharlles BatistaChef Carla BarbosaEduardo BolsonaroCarlos BolsonaroCarlos JordyRepublicanos10CREMERJMárcio GualbertoIdeologia Brasil

Publicado por Christiano Alvernaz em Sábado, 27 de junho de 2020
Vídeo de Alvernaz

Redação

Site de notícias da região da Costa Verde fluminense: Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.