Prefeitura entregará 3 novas ESF’s

Compartilhe!

Unidade do Frade está em construção e será entregue ainda no primeiro semestre deste ano

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, entregará no próximo mês três novas Estratégias de Saúde da Família (ESF) para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). As obras do Areal (Campo Belo 2), Belém e Marinas já foram concluídas e faltam somente alguns detalhes para que a população usufrua destes equipamentos. A ESF do Frade também segue em construção e será entregue ainda no primeiro semestre deste ano.

Desde 2011 o dinheiro estava liberado pelo governo federal para implantação de novas ESF’s no município, porém a antiga gestão municipal não havia apresentado projeto e os recursos quase foram perdidos. As quatro obras custaram cerca de R$ 3 milhões. Os recursos do governo federal estão sendo viabilizados por meio do Ministério da Saúde.

– Investir na saúde é prioridade de nosso governo, tanto é que empenhamos grande parte de nosso orçamento no setor, para que o cidadão possa ter um atendimento de qualidade em nossa rede. Com a abertura dessas ESF’s, atenderemos os moradores com mais dignidade. Construíram um Condomínio Cidadão no Areal, mas não pensaram na infraestrutura necessária para receber os moradores. No Belém não foi diferente, pois o bairro teve um aumento populacional considerável e continuava somente com a unidade da rua São José em funcionamento. No Marinas, poderemos entregar o imóvel da associação de moradores do bairro, uma vez que teremos a nossa própria estrutura. Nossa gestão está cumprindo o compromisso firmado em campanha e levando mais dignidade para a população – destacou o vice-prefeito Leandro Silva.

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é composta por equipe multiprofissional que possui, no mínimo, médico generalista ou especialista em saúde da família ou médico de família e comunidade, enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS). Pode-se acrescentar a esta composição, como parte da equipe, os profissionais de saúde bucal (ou equipe de Saúde Bucal-eSB): cirurgião-dentista generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar e/ou técnico em saúde bucal.

Redação

Site de notícias da região da Costa Verde fluminense: Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.