Prefeito de Angra anuncia medidas

Compartilhe!

Fernando Jordão apresenta secretariado e afirma que não teme tomar medidas amargas, como o corte de Cargos em Comissão e o fim de isenções fiscais.

Na manhã desta segunda-feira, 02, o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, que assumiu neste domingo seu terceiro mandato à frente da prefeitura, concedeu sua primeira coletiva de imprensa, na qual apresentou seu secretariado e anunciou medidas de contenção de despesas e recuperação financeira. Ele, que na noite anterior já havia decretado Estado de Calamidade Financeira, estava acompanhado de seu vice, Manoel Parente e do presidente da Câmara, vereador José Augusto.

Segundo números apresentados pelo prefeito, a dívida deixada pela gestão anterior ultrapassa os R$ 300 milhões. Ele explicou que entre suas primeiras medidas está anular isenções fiscais, como as concedidas à clubes e marinas, mas garantiu que a única empresa cuja isenção dos encargos tributários municipais será mantida é a Brasfels.

Sobre contenção de custos, ele destacou a redução de 800 cargos comissionados nos quadros da prefeitura. O prefeito também determinou a suspensão de pagamentos a fornecedores e prestadores de serviço por, no mínimo, 30 dias, enquanto se apura os valores precisos da dívida do município.

Outras medidas anunciadas foram auditoria na folha de pagamento; suspensão de pagamentos de horas extras (fora casos muito excepcionais, mediante autorização do próprio prefeito); retorno do horário normal de expediente nas repartições da prefeitura (8h30 às 17h); retorno dos funcionários de carreira cedidos para outros órgãos e instituições com ônus para a prefeitura; fechamento do atendimento ao público em alguns setores da prefeitura até dia 9, para um balanço da situação financeira da gestão municipal (somente serviços essenciais funcionarão normalmente).

Fernando Jordão afirmou ainda que não pretende cortar o programa Passageiro Cidadão e que deverá retomar a campanha para a ampliação do Tebig e o retorno das operações Ship-to-Ship na baía da Ilha Grande.

Jordão apresenta seu secretariado

Após a cerimônia de posse, que aconteceu neste domingo, 1º, no Iate Clube Aquidabã, o prefeito Fernando Jordão, acompanhado de seu vice e dos 14 vereadores, apresentou seu secretariado em uma cerimônia na escadaria da prefeitura. Com um perfil bastante técnico, boa parte da equipe foi importada da administração do ex-prefeito Neto, de Volta Redonda, que deixou o cargo no último dia 31. O grupo também conta com nomes bastante conhecidos da população angrense, como a professora Stella Salomão, o  jornalista João Carlos Rabelo, Marcos Veníssius Barbosa, que é o novo secretário de Governo e o médico Gustavo Villa, que foi candidato à vereador nas últimas eleições.

Confira abaixo a lista completa:

  • SECRETARIA DE GOVERNO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS – MARCUS VENÍSSIUS DA SILVA BARBOSA

  • SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO – CARLOS MACEDO COSTA

  • SECRETARIA DE FINANÇAS –JOSÉ CARLOS DE ABREU

  • CONTROLADORIA –ROBERTO PEIXOTO MEDEIROS DA SILVA

  • PROCURADORIA – RODRIGO LARROSA ROCHA

  • SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – STELLA MAGALY SALOMÃO CORREA

  • SECRETARIA DE SAÚDE – GUSTAVO MARCONDES VILLA

  • SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO E SUSTENTABILIDADE –ALEXANDRE GIOVANETTI LIMA

  • SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E PROMOÇÃO DA CIDADANIA – CÉLIA CRISTINA AMORIM SILVA JORDÃO

  • SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – JOÃO CARLOS RABELLO

  • FUNDAÇÃO DE TURISMO DE ANGRA DOS REIS – CARLOS HENRIQUE SOUZA DE VASCONCELLOS

  • ANGRAPREV – LUCIANE PEREIRA RABHA

  • SERVIÇO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTO (SAAE) –PAULO CÉSAR DE SOUZA

  • FUNDAÇÃO HOSPITAL GERAL DA JAPUÍBA – SEBASTIÃO FARIA DE SOUZA

Lavagem de ruas

Em seu primeiro dia útil como prefeito, Fernando Jordão, mandou lavar algumas ruas do Centro com água perfumada com essêcia de eucalipto, o que dividiu opiniões, uma vez que alguns bairros do município estão com torneiras vazias. Segundo comunicado da prefeitura, a água utilizada na lavagem das ruas e toldos da Rua do Comércio, era bruta, retirada do Horto Municipal e imprópria para o consumo.

Além da lavagem, equipes da prefeitura rasparam paralelepípedos, pintavam meios-fios, esfregavam toldos e desobstruíram galerias pluviais com o auxílio de um caminhão Vac-All Sewer-Jet.

O secretário da Pasta, Alexandre Giovanetti, disse que esta ação passará a fazer parte da rotina de trabalho da secretaria e se repetirá com periodicidade, sempre no período noturno, para não atrapalhar o tráfego de veículos e o funcionamento do comércio.

Redação

Site de notícias da região da Costa Verde fluminense: Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.