Ponte do Ariró está interditada para caminhões

Compartilhe!

COMUNICAÇÃO Ponte do rio Ariró (3)A equipe de engenharia da Secretaria Especial de Defesa Civil e Trânsito interditou a ponte que dá acesso ao Aterro Sanitário do Ariró. Lá, agora, só podem passar carros pequenos e está proibido o acesso de caminhões. A Defesa Civil, inclusive, colocou barreiras de concreto para delimitar o acesso.

A interdição foi feita porque os engenheiros avaliaram o local como de alto risco. A possibilidade de movimentação de solo e queda de blocos é iminente, por isso, a equipe orientou que seja executada a drenagem na parte de cima da ponte, a manutenção da cabeceira e a construção de um enroncamento no local.

Os danos na ponte aconteceram por causa da fragilidade ocasionada pela chuva do início do ano, com quedas de árvore sobre a rede elétrica, rolamentos de blocos e erosão na margem do rio, que provocaram as interdições de alguns pontos da via. Com todos esses fatores, somados à forte chuva do final de semana, a estrutura da ponte não resistiu.

Uma das laterais da ponte está comprometida por causa da erosão e fuga de material. Quando isso acontece, o solo fica instável, comprometendo a estrutura. O enroncamento existente também sofreu danos, já que a chuva forte causou aumento do volume de água do rio. O relatório foi enviado à Secretaria de Obras para que seja feita a restauração do local.

Areal e Banqueta

Na tarde de domingo, a ponte do Areal, que fica próxima ao Horto Municipal, não resistiu e cedeu em decorrência da intensidade da enxurrada. O mesmo aconteceu com a ponte da Banqueta, que começou a ceder no domingo, e teve sua cabeceira totalmente comprometida na noite de segunda, 18. Para minimizar os danos causados pela falta de acesso, os engenheiros da Prefeitura de Angra optaram pela construção de um caminho alternativo. O caminho é provisório, até que se encontre uma maneira segura para a construção das duas novas pontes.

Abrigo é desmobilizado

As 59 pessoas que estavam abrigadas na Escola Municipal Frei Bernardo, no Parque Mambucaba, por conta dos alagamentos que atingiram o bairro no final de semana, já voltaram para casa. Como a chuva diminuiu de intensidade e o nível dos rios Mambucaba e Perequê baixou, o abrigo foi desmobilizado. Ninguém ficou ferido e as residências não sofreram nenhum dano estruturam, apesar da chuva.

O fenômeno que atingiu toda a região Sudeste, inclusive Angra dos Reis, chama-se Canal de Umidade, e não tem previsão de se dissipar. A chuva pode voltar a qualquer momento. Chegou a 122 mm o índice pluviométrico registrado na base da Defesa Civil, no Centro da cidade. Com a chuva, houve alagamentos e queda de árvores em diversos bairros. A Defesa Civil também registrou deslizamentos em alguns pontos.

Redação

Site de notícias da região da Costa Verde fluminense: Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.

One thought on “Ponte do Ariró está interditada para caminhões

  • 23/03/2013 em 7:53 PM
    Permalink

    Parabéns pelo profissionalismo da matéria escrita.

Fechado para comentários.