Obra da ESF Campo Belo 2 será entregue em Abril

Compartilhe!

Vice-prefeito visitou as obras do posto de saúde que está sendo construído no Areal. Nova ESF do Marinas e UBS Belém também serão inauguradas

O vice-prefeito de Angra dos Reis, Leandro Silva, visitou na tarde de segunda-feira, 21, as instalações da nova Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Campo Belo 2, situada na rua Angra dos Reis, no Areal. A unidade atenderá os moradores da parte de cima do Campo Belo, até o Tijolito, e também os residentes no Condomínio Cidadão do Areal. A obra teve início em 2014, foi custeada com recursos do Ministério da Saúde (R$ 200 mil) e do município (R$ 350 mil) e será entregue no próximo mês, beneficiando milhares de famílias. Desde 2011 o dinheiro estava liberado pelo governo federal, para implantação de novas ESF’s no município, porém a antiga gestão municipal não havia apresentado projeto e os recursos quase foram perdidos.

– Investir na saúde é prioridade de nosso governo, tanto é que empenhamos grande parte de nosso orçamento no setor, para que o cidadão possa ter um atendimento de qualidade em nossa rede. Com a abertura da ESF atenderemos os moradores do entorno desta unidade, que desafogará a unidade localizada na Morada do Areal. Construíram o Condomínio Cidadão do Areal, mas não pensaram na infraestrutura necessária para receber os moradores. Nossa gestão está cumprindo o compromisso firmado em campanha e levando mais dignidade para a população – destacou o vice-prefeito Leandro Silva.

Até 2013, a Japuíba estava carente de cobertura médica e, com muito trabalho, o panorama foi revertido. A Prefeitura de Angra abriu o Hospital Geral da Japuíba e reforçou o antedimento na atenção básica, principalmente no quesito complemento de equipes. Profissionais do programa Mais Médicos passaram a compor as equipes que não estavam completas e hoje oferecem atendimento de qualidade ao cidadão angrense.

– Além da ESF Campo Belo 2, vamos entregar a UBS Belém, ESF Marinas e ESF Frade também em abril. Isso só comprova o reforço da atenção básica. Enviamos uma mensagem à Câmara, para que seja votada a proposição do nome do saudoso pastor Sebastião Martins Pimenta para a ESF Campo Belo 2. Foi um cidadão querido por todos e exemplo para todos que o cercavam – disse Leandro.

SOBRE A ESF

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é composta por equipe multiprofissional que possui, no mínimo, médico generalista ou especialista em saúde da família ou médico de família e comunidade, enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS). Pode-se acrescentar a esta composição, como parte da equipe, os profissionais de saúde bucal (ou equipe de Saúde Bucal-eSB): cirurgião-dentista generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar e/ou técnico em saúde bucal.

Redação

Site de notícias da região da Costa Verde fluminense: Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.