Mostra de turismo e patrimônio

Compartilhe!

Professora apresenta patrimônio do município em trabalho com alunos.

A Prefeitura de Angra, por meio da Gerência de Educação Comunitária da Secretaria de Educação, abriu na segunda-feira, 25, no Convento São Bernadino de Sena, a XI Mostra de Turismo, Patrimônio e Memória das unidades escolares municipais.

Com o tema “Leitura do patrimônio“, a mostra é coordenada pela professora da rede municipal Ana Maris Figueiredo e é o resultado dos Corredores Culturais, oficinas, palestras e demais atividades realizadas nas escolas públicas, particulares, universidades e secretarias. Segundo a professora, o objetivo é motivar um olhar mais atento sobre o rico patrimônio histórico e cultural angrense.

– Esse olhar deve ser um olhar curioso, que desperte a atenção para esse patrimônio e toda essa beleza circundante a nossa volta. Essa riqueza que temos presente em Angra é uma riqueza secular e não podemos permitir que nosso olhar não a perceba. Então, começamos a fazer essa conscientização nas escolas, onde a gente troca ideia com os alunos, que começaram a despertar a curiosidade em saber como eram o passado, os objetos, os patrimônios e as histórias que fazem parte de Angra. É muito gratificante ver esse envolvimento dos nossos alunos com a história da nossa cidade – relata Ana Maris.

A exposição revela também que Angra é uma cidade que tem um pouco da história do mundo inteiro, com uma riqueza peculiar de detalhes, tanto na natureza como em seu patrimônio artístico e cultural, incluindo valorosas culturas quilombola, portuguesa, indígena e caiçara.

– Os alunos nos trazem um pouco de sua história familiar. Os moradores de outras cidades nos trazem as culturas dos lugares de onde eles vieram. É uma verdadeira troca de experiências. Esta exposição procura resumir um pouco do trabalho que realizamos neste ano. A mostra vai agradar todos que têm interesse em saber um pouco do nosso patrimônio – festeja Ana.

A mostra está aberta ao público e permanecerá no Convento São Bernardino de Sena até o dia 20 de dezembro, nos horários de 10h às 12h e 14h às 17h.

Redação

Site de notícias da região da Costa Verde fluminense: Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.