Moradores da Nova Angra recebem Cras

Compartilhe!

Mais de 2 mil famílias terão espaço amplo de atendimento.

Em tarde de festa, os moradores do Areal, Nova Angra e Banqueta receberam novo espaço de atendimento para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Maria Elicy Tenório de Castro, da Nova Angra, que fica na rua São Francisco, 5 (rua em frente ao túnel, na Japuíba, do lado de baixo da Rio Santos).

Além da emoção da família da homenageada, moradores da região comemoravam a entrega do novo espaço de atendimento. Daniele da Cunha Peres, que mora na rua Rei Baltazar com seus quatro filhos, quer fazer aula de dança.

– Recebemos acompanhamento de toda a equipe do Cras. Assim que ela conseguir ficar uns minutinhos sem mamar, vou conseguir fazer aula de dança – disse ela, com a bebê de dois anos no colo.

Já Liz da Silva Cristina, de 27 anos, moradora da rua Santa Bárbara, quer fazer curso de manicure e de pintura. Foi acompanhada dos quatro filhos e já se informou sobre os dias e horários.

O vice-prefeito Leandro Silva, que entregou o novo espaço, elogiou a equipe da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e falou das outras melhorias da região.

– Enquanto muitos municípios estão fechando seus equipamentos, nós estamos abrindo e melhorando ainda mais. Com muito esforço, estamos trabalhando para dar mais dignidade a vocês, como o Hospital Geral da Japuíba, casas da Banqueta, barragem de água. Estamos entregando nossos postos de saúde, como o do Centro da cidade, e vamos inaugurar em breve o Cras do Belém – frisou Leandro Silva.

A secretária municipal de Asssitência Social, Neuza Nardelli, ressaltou a importância do Cras.

– É aqui que tudo começa. Aqui recebemos as famílias que fazem cadastro para o Minha Casa, Minha Vida, é aqui que as famílias buscam cesta básica, por isso trabalhamos tanto e por vocês. Para vocês terem uma ideia, essa unidade acompanha 300 famílias dentro do Projeto de Atendimento Integrado à Família [Paif], programa do Cras – disse Neuza Nardelli, .

O Cras Nova Angra funcionava há mais de 10 anos no Centro Paroquial, que fica na rua Maricá. A nova estrutura tem recepção, uma sala para administrativo e coordenação, duas salas de almoxarifado, duas salas de atividades, três banheiros, duas salas de atendimentos e cozinha.

O Cras Nova Angra Maria Elicy Tenório de Castro oferece diversas atividades aos moradores da região: ginastica da terceira idade e adulto, muay thay, capoeira, dança para terceira idade e adulto, precursão e artes plásticas. O Cras atende pelo telefone 3377-1885.

QUEM FOI MARIA ELICY TENÓRIO DE CASTRO

Bastante emocionados, parentes da professora Maria Elicy Tenório de Castro prestaram homenagens à 1° coordenadora do Cras Nova Angra.

– Que os funcionários continuem atendendo bem a população, que é o que ela fazia de melhor. Ela amava o trabalho que fazia aqui no Cras – lembrou Igor Tenório.

Professora de Educação Física, Maria Elicy gostava principalmente de atletismo o vôlei, em que se destacou em várias competições municipais, estaduais e nacionais. Casada há 40 anos, dois filhos, filha mais nova de 11, a angrense nasceu no dia 4 de março de 1948 e faleceu no dia 22 de novembro de 2015. Os últimos anos de vida de Elicy foram dedicados ao atendimento aos usuários do Cras Nova Angra.

Redação

Site de notícias da região da Costa Verde fluminense: Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.