Moradores da Nova Angra recebem Cras
Mais de 2 mil famílias terão espaço amplo de atendimento.
Em tarde de festa, os moradores do Areal, Nova Angra e Banqueta receberam novo espaço de atendimento para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Maria Elicy Tenório de Castro, da Nova Angra, que fica na rua São Francisco, 5 (rua em frente ao túnel, na Japuíba, do lado de baixo da Rio Santos).
Além da emoção da família da homenageada, moradores da região comemoravam a entrega do novo espaço de atendimento. Daniele da Cunha Peres, que mora na rua Rei Baltazar com seus quatro filhos, quer fazer aula de dança.
– Recebemos acompanhamento de toda a equipe do Cras. Assim que ela conseguir ficar uns minutinhos sem mamar, vou conseguir fazer aula de dança – disse ela, com a bebê de dois anos no colo.
Já Liz da Silva Cristina, de 27 anos, moradora da rua Santa Bárbara, quer fazer curso de manicure e de pintura. Foi acompanhada dos quatro filhos e já se informou sobre os dias e horários.
O vice-prefeito Leandro Silva, que entregou o novo espaço, elogiou a equipe da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e falou das outras melhorias da região.
– Enquanto muitos municípios estão fechando seus equipamentos, nós estamos abrindo e melhorando ainda mais. Com muito esforço, estamos trabalhando para dar mais dignidade a vocês, como o Hospital Geral da Japuíba, casas da Banqueta, barragem de água. Estamos entregando nossos postos de saúde, como o do Centro da cidade, e vamos inaugurar em breve o Cras do Belém – frisou Leandro Silva.
A secretária municipal de Asssitência Social, Neuza Nardelli, ressaltou a importância do Cras.
– É aqui que tudo começa. Aqui recebemos as famílias que fazem cadastro para o Minha Casa, Minha Vida, é aqui que as famílias buscam cesta básica, por isso trabalhamos tanto e por vocês. Para vocês terem uma ideia, essa unidade acompanha 300 famílias dentro do Projeto de Atendimento Integrado à Família [Paif], programa do Cras – disse Neuza Nardelli, .
O Cras Nova Angra funcionava há mais de 10 anos no Centro Paroquial, que fica na rua Maricá. A nova estrutura tem recepção, uma sala para administrativo e coordenação, duas salas de almoxarifado, duas salas de atividades, três banheiros, duas salas de atendimentos e cozinha.
O Cras Nova Angra Maria Elicy Tenório de Castro oferece diversas atividades aos moradores da região: ginastica da terceira idade e adulto, muay thay, capoeira, dança para terceira idade e adulto, precursão e artes plásticas. O Cras atende pelo telefone 3377-1885.
QUEM FOI MARIA ELICY TENÓRIO DE CASTRO
Bastante emocionados, parentes da professora Maria Elicy Tenório de Castro prestaram homenagens à 1° coordenadora do Cras Nova Angra.
– Que os funcionários continuem atendendo bem a população, que é o que ela fazia de melhor. Ela amava o trabalho que fazia aqui no Cras – lembrou Igor Tenório.
Professora de Educação Física, Maria Elicy gostava principalmente de atletismo o vôlei, em que se destacou em várias competições municipais, estaduais e nacionais. Casada há 40 anos, dois filhos, filha mais nova de 11, a angrense nasceu no dia 4 de março de 1948 e faleceu no dia 22 de novembro de 2015. Os últimos anos de vida de Elicy foram dedicados ao atendimento aos usuários do Cras Nova Angra.