Mata Atlântica em pauta na Semana do Meio Ambiente

Compartilhe!

2013-06-04_Semana Meio Ambiente_Fotógrafo Joseph Arena_ 004A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano em parceria com outras secretarias, promoveu na última terça-feira, 4, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), uma discussão sobre a Mata Atlântica, ocupação e transformação. Com o tema “Gestão pública e sustentabilidade, uma responsabilidade de todos”, a Semana do Meio Ambiente busca caminhos onde a gestão ambiental seja entendida como responsabilidade dos governos, organizações da sociedade civil e empresas, procurando estratégias para consolidar o diálogo entre todos.

A discussão girou em torno dos problemas e das soluções, onde a Mata Atlântica (fauna e flora) foi a protagonista. Os temas mais comentados foram a má utilização do solo, ocupações irregulares, tráfico de animais e a fiscalização, sobre todos os âmbitos do tema.

Cerca de 30 pessoas participaram ativamente da palestra. Uma dinâmica em grupo permitiu que todos pudessem expressar suas opiniões, deixando o debate ativo e democrático. A palestra foi ministrada pelas biólogas da Cederj, Ágata de Oliveira e Natália Barcelos.

A Semana do Meio Ambiente continua, com uma programação extensa e cheias de atividades.

Programação:

Dia 5 – quarta-feira

Até as 17h – “Tenda do Tempo”, exposição com apresentação de fotos e vídeos sobre a transformação da cidade. Troca de mudas nativas da Mata Atlântica, por um quilo de alimento não perecível. Praça Codrato de Vilhena (Praça do Papão)

Das 14h30 às 17h – Círculo de formação, com o tema: situação das zoonoses em Angra dos Reis. CEA, Praia da Chácara.

Das 19h à 21h – Discussão sobre o tema: trajetórias do movimento ambiental, conquistas e retrocessos.

Dia 6 – quinta-feira

Mostra de vídeos ambientais (CEA)

Das 8h30 às 10h – 1ª sessão manhã

Das 10h às 11h30 – 2ª sessão manhã

Das 14h às 15h30 – 1ª sessão tarde

Das 15h30 às 17h – 2ª sessão tarde

Das 14h30 às 17h – Círculo de Formações, com o tema: a dimensão ambiental na educação indígena e das populações do campo.

Das 19h às 21h – Encontro de Discussão, com o tema: atividades que os órgãos públicos realizam no município de Angra dos Reis (ICMBio, Ibama, Inea e Secretaria Municipal de Meio Ambiente); legislação ambiental e unidades de conservação

Cine Itinerante da Cultuar

Mostra de vídeos ambientais

19h – Belém (E. M. Tânia Rita).

Dia 7 – sexta-feira

Mostra de vídeos ambientais (CEA)

Das 8h30 às 10h – 1ª sessão manhã

Das 10h às 11h30 – 2ª sessão manhã

Das 14h às 15h30 – 1ª sessão tarde

Das 15h 30 às 17h – 2ª sessão tarde

Das 14h30 às 17h – Círculo de formação, com o tema: Agenda ambiental escolar e Conferência Infanto-Juvenil.

Das 19h às 21h – Circulo de Debates, com o tema: Problemas socioambientais do Município de Angra dos Reis (ICMBio, Ibama, Inea e Secretaria Municipal de Meio Ambiente), saneamento ambiental; atividades no ambiente marinho; fiscalização urbanística e ambiental e áreas de risco.

Redação

Site de notícias da região da Costa Verde fluminense: Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.