Japuíba e Jacuecanga lideram com o maior número de casos confirmados de Coronavírus em Angra

Compartilhe!

Japuíba e Jacuecanga lideram a lista de bairro com casos confirmados pelo Novo Coronavírus em Angra dos Reis. Estas informações constam em um relatório da Secretaria de Saúde de Angra.

De acordo com o relatório 55/2020 SSA.ADVIT, da Secretaria de Saúde de Angra dos Reis, que reúne dados entre 1º de Janeiro e 8 de Maio, recentemente divulgado, alguns bairros registraram um aumento significativo de casos de Covid-19 neste período. Para se ter uma ideia, em dez dias, o número de bairros com casos confirmados de Covid-19 subiu de 65 para 71.

Ainda segundo o documento, os casos confirmados eram 110 em 28 de Abril, já em 08 de Maio este número saltou para 265. O somatório de casos confirmados e suspeitos aumentou de 809 para 1744 neste tempo.

Segundo o relatório, entre os casos notificados por Covid-19, as mulheres são maioria (Figura 4), sendo que o maior número de casos foi registrado na faixa etária entre 20 e 49 anos.

Lembramos que, embora a Prefeitura de Angra tenha informado que novos relatórios sobre os casos distribuídos pelos bairros seriam publicados às 3ª e 5ª feiras, desde o dia 28 de Abril apenas dois foram disponibilizados.

Destacamos ainda que um primeiro relatório da UFF sobre os efeitos da Pandemia em Angra, já havia apontado para um expressivo aumento no número e velocidade do contágio no município.

Região da Japuíba e Ponta Leste lideram com o maior número de casos

O 2º Distrito (Japuíba até a Serra d’Água) aparece com 538 casos suspeitos e 90 confirmações. Já o 4º Distrito (Ariró ao Parque Mambucaba) apresenta 392 casos suspeitos e 38 confirmações.

O 3º Distrito (Camorim ao Cantagalo), por sua vez, possuía 189 casos suspeitos e 67 confirmações. Já o primeiro Distrito (Região que vai da Vila Velha ao Marinas, passando por toda a região central) registrou um total de 289 suspeitos e 59 casos confirmados. O 5º Distrito (Ilha Grande) aparece com 18 casos suspeitos e cinco confirmações.

Bairros com maior número de casos

Os bairro que aparecem com maior número de casos confirmados são Japuíba (31), Jacuecanga (22), Areal (17), Camorim (16), Parque Mambucaba (13) e Balneário (12).

No comparativo do número total de casos confirmador (Figura 1), Japuíba mais que dobrou de casos neste período, seguida por aumentos substanciais em Jacuecanga, Areal, Camorim Parque Mambucaba, Balneário, Campo Belo e Frade.

Se levarmos em conta o somatório de casos Suspeitos e Confirmados (Figura 2), o Parque Mambucaba assume a dianteira, com mais de 200 casos. Na sequencia aparece a Japuíba, Frade, Jacuecanga, Campo Belo, Nova Angra e Belém.

Já a variação percentual (Figura 3) mostra um aumento significativo em bairros como Pontal (500%), Cantagalo (400%) e Monsuaba (350%).

As informações das Figuras 1, 2 e 3 compiladas pelo Instituto de Educação de Angra dos Reis da UFF (IEAR). A Figura 4 é do Relatório da Prefeitura.

Redação

Site de notícias da região da Costa Verde fluminense: Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.