II Virada Cultural dos caiçaras vai agitar o Frade

Compartilhe!

Programação será no sábado, com diversas atrações durante todo o dia, na praia do Frade.

A praia do Frade recebe neste sábado, 10, a partir das 20h, a II Virada Cultural da Organização dos Caiçaras e Amigos (OCA). O evento terá seis horas ininterruptas de teatro, dança, música, grafite, cinema, artes visuais e capoeira.

– A OCA sempre fez luaus para ocupar a praia do Frade, mas percebemos que esse nome não comportava o número de atividades que começaram a ocorrer espontaneamente nos nossos eventos. Daí mudamos para virada cultural – informa um dos fundadores da OCA, Vitor Caiçara.

A primeira edição da Virada Cultural foi em janeiro deste ano. Pautado nas raízes e tradições da terra, a Virada contará com Roda de Conversa sobre Juventude e Espaço Público; oficina de lambe-lambe pela praia; roda de capoeira; palco rap; palco rock; apresentação de teatro; sarau de poesia e “OcupaSamba”.

O encontro tem o objetivo de unir movimentos sociais, artistas, expressões culturais das mais diversas, sem apoio ou envolvimento político-partidário. Além disso, o evento propõe somar expressões artísticas da região, ocupar a praia do Frade e fazer um debate sobre o uso de espaços públicos e a juventude em Angra.

Durante o evento terá venda de comidas e bebidas para arrecadar fundos para os projetos da OCA, que existe há cinco anos e faz atividades socioculturais quase que semanalmente. Atualmente a ONG está com três projetos ativos:

CineArgumento: projeto nas escolas que estimula o debate e o olhar crítico a partir de filmes.

OCA-Cidadão: ações diretas propostas e organizadas coletivamente pela juventude da OCA, com o objetivo de fazer a diferença nos espaços problemáticos da sociedade, como, por exemplo, limpeza de praias, visita a asilos, ajuda a desabrigados e etc.

Raízes: debates, visitas e estudos sobre comunidades tradicionais, em especial os caiçaras. Esse projeto visa à reflexão sobre o meio de vida das comunidades tradicionais e respostas para os seus problemas no contexto da sociedade moderna.

PROGRAMAÇÃO
20h: roda de conversa sobre juventude e espaço público
20h30: lambe-lambe pela praia
21h: roda de capoeira (a confirmar)
21h30: palco rap
22h30: palco rock
23h30: apresentação de teatro
0h: sarau de poesia
1h: palco rock 2
2h: OcupaSamba.

Redação

Site de notícias da região da Costa Verde fluminense: Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.