Iazaldir Feitoza e Rosália Camargo faturam 50 km do XTerra Costa Verde

Compartilhe!

Na noite do último sábado (11/08) aconteceu em Mangaratiba (RJ) mais uma etapa do XTerra Endurance 50k, prova que percorreu as trilhas e matas da região da Costa Verde, próxima a Angra dos Reis. Entre os homens Iazaldir Feitoza teve uma vitória apertada, enquanto no feminino Rosália Camargo Guarisch sobrou e bateu o recorde do percurso.

Direto de Mangaratiba – Pelo segundo ano consecutivo o Hotel Porto Belo Resort&Safari recebeu os 50 quilômetros do XTerra Endurance, mas dessa vez os organizadores fizeram algumas modificações no regulamento para aumentar o conforto e segurança dos participantes. Entre as mudanças estavam a antecipação da largada de 16h para 14h e a obrigatoriedade de alguns itens na mochila, como apito, lanterna, celular, manta térmica, entre outros.

O tiro de partida foi dado com um forte calor para o primeiro trecho do percurso, nas dependências do hotel, com travessia de pequenos riachos, trechos planos de terra batida, subidas de pontes, entre outros desafios. Iazaldir adotou uma estratégia mais conservadora no início, permitindo que Carlos Magno disparasse na frente e deixou para atacar do meio para o fim da prova.

Já Rosália tinha como sua principal adversária Manuela Vilaseca, campeã do Endurance 80 quilômetros no XTerra Ilhabela, em abril passado. Manu começou na frente de forma moderada e Rosália resistiu ao instinto de ultrapassá-la logo de cara e correr o risco de não suportar o ritmo mais à frente.

Após uma subida íngreme de 2,5 quilômetros em piso enlameado, os atletas saíram das dependências do resort e chegaram à cidade de Mangaratiba nas proximidades do oleoduto da Petrobrás, altura do quilômetro dez do percurso. A partir daí os desafios só aumentaram, com subidas e descidas cada vez mais íngremes e trechos estreitos em meio à mata.

Ao final, Iazaldir conquistou a primeira posição com o tempo de 4h27min55, seguido de perto por Carlos Magno com 4h30min15 e Milton Augusto Maciel de Souza (4h37min27). Milton foi penalizado mais tarde com uma hora a mais em seu tempo por ter descumprido um item do regulamento, o que levou Moises Livramento Felicidade para o terceiro lugar (4h37min27).

“O percurso é fantástico, com boa sinalização e tive um dia ótimo. Ano passado virei o pé no quilômetro 14 e esperei um ano para estar aqui novamente e conquistar o primeiro lugar”, comemora Iazaldir que preferiu uma estratégia conservadora no início por conta do calor. “Eu estava em quarto, quinto, vi o pessoal disparar, mas segurei o ritmo”.

Carlos Magno avalia que a largada mais cedo aumentou o desgaste físico e que nos dez primeiros quilômetros ele não aliviou para acompanhar o ritmo dos primeiros colocados. “Estávamos todos muito rápidos, passei mal no quilômetro 25, mas depois de tirar tudo de ruim que tinha aqui dentro me hidratei e fui em busca dos adversários”. Ele lamenta não ter conseguido a vitória, mas elogia o vencedor. “Nunca é bom perder, mas ficar atrás de um atleta do nível do Iazaldir não é demérito”.

Rosália cruzou a linha de chegada com 4h55min44 e, além de ter melhorando seu tempo do ano anterior (5h31min43), ainda chegou com sobra em relação à segunda colocada, Manuela Vilaseca. “Dedico essa vitória ao meu marido, André, que é um anjo, me treina todos os dias e aguenta essa minha mania de correr”, comemora a carioca. “A Manu corre muito bem, é muito técnica e fiz uma marcação até ter oportunidade de ultrapassá-la no plano”. Ao contrário de outros corredores, o calor não foi um obstáculo, mas sim um aliado para a vitória. “Para mim quanto mais quente melhor”. Manuela marcou 5h32min22 e precisou de assistência médica logo depois de cruzar a linha de chegada.

A terceira posição ficou com Andrea Carloni, que também melhorou seu tempo em relação ao a 2011, ocasião em que foi vice-campeã com 6h03min43. “O cenário é incrível e a prova não poderia ter sido melhor, já que as meninas são muito fortes. Para mim esse terceiro lugar é uma honra”, conta a competidora que marcou 5h52min44.

A próxima etapa do XTerra Endurance será em Tiradentes, durante a disputa da Estrada Real, entre os dias 29 e 30 de setembro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial, o www.xterrabrasil.com.br.

www.webrun.com.br

Redação

Site de notícias da região da Costa Verde fluminense: Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.