Hospital de Mangaratiba zera fila de espera por operações

Compartilhe!

“Assumi a direção do hospital em junho. O cenário era de caos no atendimento. Fila de cirurgias em geral. O prefeito Dr. Ruy pediu para zerarmos essas demandas e não medimos esforços”. Assim resumiu o clínico geral e diretor do Hospital Municipal Victor de Souza Breves, Eli Alves Fonseca, fazendo um breve balanço de sua administração à frente da unidade.

Segundo o diretor, o paciente aguardava pelo atendimento cerca de 50 minutos, mas que este problema foi resolvido com pequenas mudanças na rotina e este tempo caiu para 20 minutos no máximo. Outro avanço apontado pelo administrador foi o convênio com as unidades particulares para atender as demandas de CTI.

“A nomeação do Dr. Eli para a Direção do Hospital Municipal Victor de Souza Breves foi muito importante para a melhoria na qualidade do atendimento que tanto queremos. O Eli é uma pessoa extremamente dedicada ao hospital e aos nossos pacientes, tenho certeza que levará nosso hospital para o rumo da humanização e da qualidade no atendimento. Estamos trabalhando sem parar. Só assim vamos recuperar o tempo perdido”, destacou o prefeito Dr. Ruy Quintanilha, sobre a escolha do diretor.

Hospital de Mangaratiba - atendimento O prefeito falou ainda sobre a realidade da saúde do município desde abril. “Assumimos em meio a um caos na saúde também. Encontramos postos de saúde sendo fechados, profissionais da área exonerados, unidades de saúde desabastecidas de medicação e de itens básicos de uso médico. A obra da Nova Unidade Básica de Saúde de Conceição de Jacareí estava parada há mais de um ano e a da UBS de Itacuruçá interditada há mais de quatro meses. O serviço de transporte de pacientes havia sido interrompido, não havia mais distribuição de fitas e aparelhos para detecção da glicemia nos diabéticos cadastrados. O quadro de médicos do Hospital Municipal e dos postos de saúde estavam incompletos. Faltavam profissionais nas Unidades da Estratégia de Saúde da Família. Aos poucos fomos colocando a casa em ordem”, destacou o prefeito .

Para garantir uma saúde de qualidade à população, o prefeito iniciou uma série de ações em curto tempo. “Reabrimos os postos de saúde, recontratamos dezenas de profissionais. Já iniciamos a obra da Nova UBS de Itacuruçá e, em breve, iniciaremos a de Conceição de Jacareí. Retornamos o serviço de transporte de pacientes e estamos normalizando o abastecimento das farmácias básicas e a distribuição das fitas e aparelhos aos diabéticos”, enumerou o prefeito.

Nesses últimos meses algumas especialidades passaram a ser oferecidas no HMVSB, como o atendimento de cardiologia ambulatorial e fisioterapia. A população conta ainda com as especialidades de ginecologia e obstetrícia; oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgião em geral, ortopedia, urologia, gastroenterologia, cardiologia e exames de eco e eletrocardiograma e ultrassonografia. As consultas são agendadas a partir da última semana de cada mês.

Equipe de plantão

O Hospital Victor Breves conta com médicos plantonistas todos os dias da semana. Por dia a equipe de emergência é formada por 10 profissionais especialistas, com 2 pediatras, 1 ortopedista, 4 clínicos, 1 anestesista, 1 obstetra e 1 cirurgião geral.

Redação

Site de notícias da região da Costa Verde fluminense: Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.