Hemonúcleo de Angra precisa de sangue O-

Compartilhe!

nidades de todo o Estado reforçam seus estoques

Apesar da campanha realizada até a última sexta-feira, 5, o Hemonúcleo da Costa Verde, em Angra dos Reis, ainda necessita de doadores do tipo sanguíneo ‘O negativo’. A situação é comum nos hemonúcleos do estado do Rio, fazendo com que seja necessário o aumento de doadores. Na semana passada, a unidade tinha apenas duas bolsas deste tipo já que, apesar das doações efetuadas na campanha, este grupo não teve doadores.

Para doar é preciso pesar mais de 50kg, ter entre 16 e 67 anos, estar bem de saúde e portando carteira de identidade com foto. Dos 16 aos 18, é preciso que o doador esteja acompanhado dos pais; acima dos 65 anos, é necessário que o doador já tenha doado sangue alguma outra vez (não pode estar doando pela primeira vez).

Outras recomendações importantes são não estar em jejum, tendo evitado alimentos gordurosos nas últimas quatro horas; não ser portador de doenças crônicas nem infecção ativa; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas; e não ter feito tatuagem, piercing ou acupuntura nos últimos 12 meses. Antes da doação, o voluntário passará por uma triagem para que outros critérios sejam avaliados.

O Hemonúcleo da Costa Verde funciona ao lado da Santa Casa, no Centro de Angra (rua Manoel do Rosário, 67), e está aberto para doações de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo número 3369-6133 e também pelo email [email protected]

Redação

Site de notícias da região da Costa Verde fluminense: Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.