FEST JUÁ JÁ COMEÇOU

Compartilhe!

Fest Juá já começouPrefeitura de Paraty levou várias atividades e serviços à Ponta Negra

Neste fim de semana (15 e 16 de março) foi dado início a nona edição do Fest Juá. Este ano o evento acontece na Ponta Negra. A Prefeitura levou à comunidade serviços e atividades sócio-educativas e culturais, com o foco na educação ambiental. “Várias secretarias trabalharam integradas para desenvolver esse trabalho para o bem da comunidade. É um prazer estar de volta à Ponta Negra, onde foi realizado o primeiro Fest Juá. O desafio é descentralizar as ações do poder público e levar seus serviços a uma comunidade longínqua”, afirmou o Secretário de Esportes e Lazer, Lucio Congá

Saiba o que cada Secretaria realizou no primeiro fim de semana do Fest Juá:

– Secretaria de Saúde: realiza na comunidade o atendimento médico, tais como: teste de glicemia capilar (HGT), aferição de pressão, coletas de preventivo e pré-natal, medição das crianças (peso e estatura) e classificação de risco nutricional. Também promove palestras sobre a saúde da mulher e do homem e orientação sobre doenças crônicas (diabetes, hipertensão arterial), além de palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e distribuição de preservativos.

– Secretaria de Educação: exibiu o filme “City Tour Virtual”, contando a história de Paraty através de imagens. Na sequência, exibiu o documentário “Dias de Caiçara”. A Secretaria também levou à comunidade o projeto Incluir Brincando, com exposição de jogos interativos infantis e a Trilha Ecológica, que trabalha as atitudes ambientais com as crianças. Apresentou ainda o livro digital Árvore Generosa, que tem o objetivo de sensibilizar as crianças sobre a importância da árvore na vida do ser humano. Na sequência, as crianças juntamente com os professores realizaram o plantio de mudas nativas na comunidade.

– Secretaria de Cultura: apresentou a confecção de minibarcos de madeira e promoveu as oficinas de técnica de pintura da canoa caiçara e de “barandão” (fitas de malabares) para as crianças.

– Secretaria de Promoção Social: realizou o Cadastro Único (Programa Bolsa Família), emissão de 2° via de documentos e certidões (Fundação Leão XIII), além de levar cabeleireira para atender os moradores.

– Secretaria de Pesca e Agricultura: distribuiu sementes e mudas nativas para plantio e realizou pescaria para crianças e educação ambiental sobre os peixes e poluição das águas. Distribuiu informativo sobre a pesca na região e sobre o defeso do camarão.

– Secretaria Secretaria de Esporte e Lazer: realiza o torneio de futebol de areia reunindo comunidades caiçaras de Paraty. Disputam as equipes: Ponta Negra, Sono, Mamanguá, Calhaus, Pouso da Cajaíba, Ponta da Joatinga e Cairuçu das Pedras. A equipe do Calhaus é atual bicampeã. O torneio acontece no próximo fim de semana do evento ( 22 e 23 de março).

O Fest Juá é uma realização da Prefeitura de Paraty, envolve a participação de cerca de 60 profissionais e conta com o apoio da Reserva Ecológica da Juatinga (INEA), do Condomímio Laranjeiras, da Associação de Moradores da Ponta Negra, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Capitania dos Portos.

Redação

Site de notícias da região da Costa Verde fluminense: Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.