Estado contrata empresa para obras do Prodetur na Ilha Grande

Compartilhe!

Investimento de R$ 28 milhões em infraestrutura é aguardado há quase 7 anos.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro confirmou na semana passada à prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, que está concluída, enfim, a licitação para a contratação de obras do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) na Vila do Abraão, na Ilha Grande, aguardadas há quase sete anos. A prefeita e o presidente da Fundação de Turismo de Angra dos Reis, Klauber Valente, estiveram com o secretário de Estado e coordenador executivo do Prodetur/RJ, Vicente Loureiro, no dia 13, no Palácio Guanabara, para conversar sobre o cronograma da obra. As obras do Prodetur na Ilha Grande enfrentaram, desde 2009, diversos obstáculos burocráticos e de licenciamento que parecem finalmente vencidos. A contratação da empresa escolhida para a execução será publicada no Diário Oficial nos próximos dias. Os investimentos previstos para a Vila do Abraão chegam a cerca de R$ 28 milhões, com recursos financiados pelo Governo Federal junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A Licitação Pública Internacional (LPI) que escolheu a empresa HG Engenharia foi iniciada em novembro e concluída na última semana. O contrato será publicado nos próximos dias e a empresa deve começar os trabalhos em campo a partir do mês de maio deste ano, ainda preliminares, sem obras civis, por enquanto. Os investimentos previstos são dois novos sistemas de abastecimento de água e de saneamento e a urbanização da vila, com calçamento, drenagem, recuperação estrutural, construção de pontes, paisagismo e iluminação pública. As obras do Prodetur na Ilha Grande terão prazo de execução de 16 meses, com previsão de término antes do verão de 2018.

O presidente da TurisAngra, Klauber Valente, que esteve no Rio de Janeiro diversas vezes acompanhando o andamento da licitação e cobrando a definição sobre as obras, comemorou a perspectiva de investimentos na Vila do Abraão, que irão contribuir não apenas com o aspecto físico da localidade, mas permitir o reordenamento de uma série de atividades de turismo na região.

Este é o fim de uma etapa de trabalho de muitos anos que envolveu a Prefeitura de Angra e a própria Fundação TurisAngra, além, é claro do governo do estado. O município aguarda definição sobre esse investimento desde 2009 e, ultimamente, a prefeita Conceição fez bastante pressão política para acelerar as coisas. As obras do Prodetur vão melhorar a vida dos moradores da Vila do Abraão e qualificar ainda mais o local como um destino turístico estruturado — afirmou o presidente da TurisAngra, Klauber Valente.

Para a prefeita Conceição Rabha, o Prodetur da Vila do Abraão é uma conquista dos moradores e com retorno garantido para a atividade turística do local. Ela acredita que o investimento será o primeiro passo para assegurar um novo patamar para o turismo na Ilha Grande, além de assegurar sustentabilidade às atividades.

Fico muito feliz com essa notícia dada pelo secretário Vicente Loureiro. Desde que assumi essa era nossa prioridade em relação à Vila do Abraão na relação com o governo do estado. Agora teremos mais de um ano de obras, com um legado positivo para a Vila do Abraão. Parabéns a todos os envolvidos. É uma vitória da Ilha Grande e de Angra dos Reis — disse a prefeita Conceição.

O secretário Vicente Loureiro parabenizou ao município pela conquista e afirmou que a equipe do Prodetur vai acompanhar a execução da obra de perto. Todos os detalhes das intervenções serão esclarecidos previamente à prefeitura e à comunidade, inclusive respeitando o calendário turístico e de eventos no Abraão.

É momento de todos comemorarmos. Foram anos de batalha para chegarmos neste momento e iniciarmos as obras. As cobranças da prefeita foram fundamentais, tanto junto a nós do Prodetur, quanto junto ao governador Pezão. Nossos engenheiros e arquitetos vão estão próximos às equipes da empresa em campo para garantir que o prazo da obra seja cumprido e que nada de indesejado aconteça. Parabéns para Angra dos Reis e parabéns para a Ilha Grande — disse Vicente Loureiro.

Também participaram da reunião os gerentes do Prodetur, Gerard Andres Fischgold (Projetos e Obras) e Jelcy Willekens (Aquisições e Contratos), que serão os contatos da Prefeitura de Angra e da TurisAngra junto ao governo do estado para os assuntos relacionados às obras na Vila do Abraão.

Redação

Site de notícias da região da Costa Verde fluminense: Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.