Documentário sobre o rock dos anos 90 será exibido em Angra

Compartilhe!

Será exibido na sala de vídeo do Centro Cultural Teophilo Massad – CCTM, no dia 24 de outubro, sábado, às 16h, o documentário “Sem dentes: Banguela Records e a Turma de 94”, filme sobre o rock brasileiro dos anos 90 dirigido pelo escritor e jornalista Ricardo Alexandre.

O documentário – 110 minutos de duração – conta a história de um ano muito especial para o pop nacional: foi em 1994 que os Raimundos e Chico Science & Nação Zumbi estrearam, foi o ano em que o Skank, recém-chegado do circuito independente, lançou o álbum Calango para mais de um milhão de compradores, o ano da consagração de festivais como Juntatribo, Superdemo e Abril pro Rock, o ano em que revistas e fanzines, programas de rádio e televisão construíram uma cena renovada e forte, o ano em que bandas como Mundo Livre S/A, Planet Hemp e Pato Fu entraram em estúdio para marcar para sempre a história do pop brasileiro. Sem dentes, pela primeira vez, trata toda essa movimentação incrível com olhar histórico.

Os ingressos para assistir ao documentário serão distribuídos gratuitamente através da bilheteria do Teatro Municipal de Angra dos Reis, a partir das 15h. A sala de vídeo do CCTM tem capacidade para 50 pessoas. Após a exibição do filme, um bate-papo com músicos e agitadores da cena roqueira de Angra nos anos 90 será realizado, tendo como mediador o jornalista Hugo Oliveira, responsável pela iniciativa de exibir a película na cidade – através de parceria com a Cultuar / CCTM.

“O bate-papo será realizado num tom informal, o que não diminui a importância da conversa. Pela primeira vez a minha geração vai discutir a influência do rock brasileiro dos anos 90 no som feito pelas bandas da cidade. O que aconteceu nos grandes centros também repercutiu por aqui? As influências de tudo o que foi feito naquela década continuam vivas nas bandas de hoje? São questões que espero esclarecer no bate-papo, com a ajuda dos meus colegas de geração”, explica Hugo Oliveira.

O bate-papo contará com a participação do artista plástico Bruno Pelego, ex-vocalista da banda Ús Perrengue; o estivador e ex-baixista das bandas Anjos de Cera e Camália, Gico Meira; o radialista e DJ Rodrigo Camacho, organizador do festival Rock’n’roll Summer Festival; o jornalista Hugo Oliveira, ex-vocalista da banda Malkavianos; o professor Ricardo Dias Pereira, testemunha ocular do cenário angrense de rock, nos anos 90.

Redação

Site de notícias da região da Costa Verde fluminense: Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.