Cultuar lança marca comemorativa da Festa do Divino

Compartilhe!

Simbolo será usado em carros oficiais e documentos da autarquia.

A Fundação Cultural de Angra (Cultuar) lançou na ultima sexta-feira, 13, a marca comemorativa dos 30 anos de resgate da Festa do Divino que acontecerá este ano, de 15 a 24 de maio. Em reunião com a comissão organizadora do evento, ficou escolhida a principal marca que irá ilustrar todo o material gráfico, identificar carros oficiais e, ainda, acompanhará o timbre de documentos oficiais da fundação durante todo o ano de 2015.

— Talvez, a Festa do Divino Espírito Santo seja uma das mais significativas da cidade. Pela sua importância e simbolismo, decidimos tratar o ano que marca o resgate da festa com o respeito que merece. O selo tem o objetivo de marcar a comemoração dessas três décadas que a Festa do Divino retomou em nossa cidade, em 1985 — disse Délcio José Bernardo, presidente da Cultuar.

A escolha da marca Comemorativa foi conduzida pela presidência e direção executiva da Cultuar e pela a comissão organizadora da festa, que é composta por servidores públicos, igreja católica e sociedade civil. O símbolo tem como imagem central a pomba da paz, representando a tríade do espírito santo; possui ainda as cores do Divino Espírito Santo, que são o vermelho, símbolo do fogo do espírito santo, e o branco, símbolo da pureza. Nas laterais, simbolizando a prosperidade que a festa traz para a cidade, ramos de trigo traz e uma moldura dourada representando a realeza do menino imperador. Agregada a ela, a marca 30 anos, representando o tempo de resgate da festa, e na base a frase que representa o festejo para os angrenses: História e Tradição.

A Festa do Divino Espírito Santo será realizada entre os dias 15 a 24 de maio, sob a coordenação da Fundação Cultural de Angra dos Reis (Cultuar). O Menino Imperador será Matheus Ricardo Gullo Barboza, membro da catequese na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, do Centro da cidade. A abertura da festa será com missa festiva e a entrega das bandeiras do Divino às comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Conceição na Igreja Matriz, seguida de apresentações culturais, celebrações religiosas e programação cultural.

Redação

Site de notícias da região da Costa Verde fluminense: Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.