Creche do Camorim será entregue em agosto

Compartilhe!

Creche do Camorim será entregue em agostoA Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, entregará à população do Camorim, na primeira semana de Agosto de 2013, a nova Creche Maria José Clara de Oliveira. O antigo prédio foi interditado por causar risco às crianças e o novo está sendo adaptado para dar maior conforto aos alunos. A noticia foi dada às mães pela secretária da pasta, Cláudia Nogueira Rodrigues, na noite de segunda-feira, dia 8, na quadra de esportes do bairro.

Quando a atual gestão assumiu, o prédio onde funcionava a creche já estava com problemas estruturais. Depois da chuva do dia 2 de janeiro, esses problemas se agravaram e a Defesa Civil Municipal interditou o local. A creche, então, ficou fechada no mês de janeiro enquanto a busca por um prédio para atender as 125 crianças começou.

— Precisávamos de um espaço adequado para todas as crianças, e devidamente adaptado para dar conforto a elas. Chegamos a cogitar a igreja do bairro, mas nenhum lugar tinha as especificações que precisávamos para, a creche. Optamos, então, por transferir as crianças para a escola Cornelis Verolme, que estava desativada — lembrou a gerente de Educação Infantil, Débora Knupp.

A secretaria disponibilizou ônibus para levar as crianças, acompanhadas de seus responsáveis, para a escola no bairro ao lado. Esses veículos fazem quatro viagens. A Viação Senhor do Bonfim cedeu os ônibus para as 7h30 e as 16h30. A Viação Expresso Angrense faz a linha no horário do almoço, quando traz as crianças do primeiro turno e leva as crianças do turno da tarde. O serviço desse outro ônibus é alugado pela secretaria.

Nesse meio tempo, mães, pais e funcionários da secretaria continuaram a procurar um novo espaço no bairro e encontraram uma pousada. Entretanto, obviamente que não estava adaptada. O proprietário deu um prazo para finalizar as obras em 18 de junho.

— Quem faz obras sabe que o prazo pode mudar. Infelizmente, o proprietário não acabou as adaptações a tempo, mas até o final de julho teremos o prédio pronto para entregar a vocês. Creche não é depósito de criança, é um lugar seguro para ensinar e cuidar. Essas crianças são para nós tão importantes como nossos filhos, por isso precisamos dar o melhor para elas — disse a secretária de Educação, Cláudia Nogueira.

A gerente de Infraestrutura, Tânia Pueyo, explicou as modificações feitas pelo dono da pousada.

— O espaço foi totalmente aterrado, o pátio, que era de caco, foi substituído por um piso antiderrapante; cada sala tem ventilador e ar condicionado; são quatro cozinhas; as pias e vasos sanitários foram colocados da altura das crianças; além disso, estão sendo instaladas câmeras para monitorarmos entrada e saída de alunos. Além disso, quando estiver tudo pronto, vamos vistoriar para finalizar o aluguel — disse Tânia.

Na quarta-feira, dia 10, às 9h, os últimos detalhes contratuais serão resolvidos. Faltará, somente, o término das sobras para a entrega da nova creche.

Redação

Site de notícias da região da Costa Verde fluminense: Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.