Costa Verde prepara seu I Seminário de Turismo de Base Comunitária
Compartilhe!

Prefeituras de Angra dos Reis e Paraty, junto com a Sociedade Civil, organizam o evento

Na última semana aconteceu, no Quilombo de Santa Rita do Bracuí, a quinta reunião preparatória do I Seminário de Turismo de Base Comunitária da Costa Verde, previsto para acontecer no final do mês de julho, na comunidade de São Gonçalo, em Paraty. Este evento, que conta com a participação da Prefeitura de Angra, por meio de sua Fundação de Turismo e da Prefeitura de Paraty, visa estimular o turismo em áreas rurais e comunidades tradicionais, criar uma rede sustentável e fortalecer economica e culturamente esses grupos. Também apoiam o projeto, a Cultuar, Secretaria de Atividades Econômicas e Secretaria de Meio Ambiente de Angra.

– As expectativas e desejos dos viajantes em relação aos destinos se modificaram. Muito além de paisagens, as pessoas cada vez mais buscam experiências. Elementos como cultura, integração, vivência do cotidiano local se tornaram essenciais. Nesse contexto, o Turismo de Base Comunitária é um segmento dos mais importantes. – explicou Amanda Hadama, Gerente de Projetos da TurisAngra.

O evento será formado por mesas de debates e a programação cultural será voltada para os talentos regionais, garantindo espaço para artistas caiçaras, quilombolas e indígenas. Também estão previstas rodas de conversa, oficinas e dinâmicas. São esperadas cerca de 150 pessoas, entre representantes de entidades e comunidades de Angra dos Reis e Paraty, como: Aventureiro, Aldeia Sapukai, Bracuí, Longa, Araçatiba, Palmas, Mambucaba, Provetá, Ariró, São Gonçalo/Taritiba/Taquari, Quilombo do Campinho, Ilha do Araújo, Paraty Mirim, Ilha do Araújo, Trindade, Sono, Mamanguá, Cajaíba/Pouso/Martim de Sá, Patrimônio, Barra do Corumbê, Rio Pequeno.

No dia 9 de Julho acontecerá a última reunião preparatória em São Gonçalo. A programação completa será divulgada em breve.