Costa Verde entre os dez melhores destinos do mundo

Compartilhe!

O Estado do Rio entrou para o ranking das dez melhores regiões do mundo para se viajar em 2016. A Costa Verde – representada pelos municípios de Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba, Paraty e Rio Claro – foi reconhecida e premiada pelo guia Lonely Planet, uma das mais influentes e tradicionais publicações internacionais de turismo. Entre os atrativos fluminenses citados na categoria Best in Travel 2016, destacam-se as belezas naturais da região, praias semi desertas, ilhas pacíficas, Mata Atlântica e as possibilidades para esporte de aventura. O prêmio foi entregue ao presidente da TurisRio, Paulo Senise, durante evento no Museu do Transporte, em Londres.

A procissão marítima em Angra dos Reis, seus hotéis de luxo e o Bloco da Lama de Paraty tiveram peso na seleção da região. O guia enaltece ainda peculiaridades como a gastronomia, com destaque para os pratos a base de frutos do mar, os sucos de cupuaçu e as caipirinhas. O Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty foi aclamado entre os jurados.

A escolha da Costa Verde como uma das dez melhores sugestões de viagem em todo o mundo fortalece o programa Rio+3, iniciado em agosto deste ano. A proposta é divulgar cidades do interior que estejam em média a três horas de distância da capital. A marca Rio+3 e seus produtos derivados estão nas principais feiras e eventos internacionais.

Para o secretário de Turismo, Nilo Sergio Felix, a capital é a grande vitrine do turismo brasileiro e recebe 34% da demanda de lazer no país, mas a conquista prova que o estado também tem bons roteiros no interior.

– As listas divulgadas pela Lonely Planet são uma referência. Integrar este ranking é um reconhecimento do esforço para agregar qualidade e profissionalismo aos serviços e equipamentos turísticos fora do eixo metropolitano em nosso estado – disse o secretário.

Interior fluminense ganha fama no exterior

As outras nove regiões apontadas pelos especialistas da Lonely Planet são o oeste da Islândia, Vale de Viñales (Cuba), região de vinhos Friuli (Itália), Ilha Waiheke (Nova Zelândia), Auvérnia (França), Havaí (EUA), Baviera (Alemanha) e Santa Helena (territórios Britânicos) e a Transilvânia (Romênia).

A revista produz o ranking em três categorias: países, cidades e regiões. A América do Sul foi representada pelo Uruguai. No top 10 das cidades Kotor (Montenegro) foi o grande destaque.

O presidente da TurisRio, Paulo Senise, recebeu o troféu das mãos de Tom Hall, diretor da revista, e José Barreiro, diretor comercial do guia Lonely Planet.

– É a primeira vez que uma região do interior fluminense ganha destaque nesta badalada lista. O trabalho que vem sendo desempenhado no setor, atrelado à visibilidade proporcionada pelos grandes de eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas, abrem as portas do estado para o turismo internacional. Estamos aproveitando o momento e conquistando nossas regiões o status que elas merecem – afirmou Senise.

Redação

Site de notícias da região da Costa Verde fluminense: Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.