Coronavírus: Prefeitura se contradiz nos números

Compartilhe!

Se não bastasse a falta de transparência nas contratações emergenciais que a Prefeitura de Angra dos Reis tem feito desde o início da Pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), os números apresentados pelo município de kits de testes rápidos e leitos com respiradores são, no mínimo, confusos e já apresentaram mudanças, para menos.

Testes rápidos

Semana passada a página Diário de Angra fez uma série de postagens denunciando que a Prefeitura de Angra vem apresentando contradições nos números de testes rápidos que teria adquirido desde o mês de Março. Alguns destes números foram caindo significativamente entre uma declaração e outra.

Logo no início da pandemia, durante uma entrevista do jornalista Andrei Lara, o Secretário de Saúde, Rodrigo Mucheli, informou que o município estava comprando 50 mil kits de testes rápidos, depois a própria Prefeitura de Angra informou que seriam 40 mil e na semana passada, dia 15, em entrevista a Rádio Costazul, Mucheli chegou a corrigir a entrevistadora e disse que apenas 10 mil kits foram comprados.

Estes testes rápidos, conforme o Angranews revelou, foram adquiridos da empresa Lemarc Produtos Médicos Hospitalares, em contrato emergencial para o qual foram empenhados R$2,2 milhões, o que dá um custo de R$220 por teste.

Leitos com respiradores

Outro número que mudou bastante desde o início da Pandemia foi o do número de leitos com respiradores na rede municipal de Saúde de Angra dos Reis. Se em 29 de Março o prefeito garantiu que teríamos 100 unidades de CTI com este tipo de equipamento, uma semana depois o número despencou para 40 leitos com respiradores. Os outros 60 são de semi intensivo, segundo o próprio Fernando Jordão.

O centro de referência de combate ao covid-19 já está em funcionamento na Santa Casa de Misericórdia. Equipado com 100 leitos, sendo 40 para tratamento intensivo, o hospital receberá pacientes para tratamento de coronavírus encaminhados pelas unidades de pré-atendimento. Estamos atuando para reduzir a circulação do vírus em Angra e trazer menos consequências para nosso povo.

Publicado por Fernando Jordão em Terça-feira, 31 de março de 2020
40 leitos com respiradores

OBS: Postagem original dos 100 leitos foi apagada (O link original está abaixo)

https://www.facebook.com/211462422246487/videos/256684105641294
100 leitos com respiradores

Redação

Site de notícias da região da Costa Verde fluminense: Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.