Coronavírus: Angra ainda não iniciou o uso de testes rápidos

Compartilhe!

De acordo com a Prefeitura de Angra dos Reis, os 2.500 kits de testes rápidos para detecção do Novo Coronavírus que já estão nos estoques da Secretaria de Saúde não começaram a ser utilizados. Enquanto isso, ainda segundo informações do município, 388 pessoas aguardam confirmação se contraíram, ou não, o Covid-19 em Angra.

388 pessoas ainda aguardam confirmação sobre o Coronavírus

De acordo com o último Boletim Epidemiológico, divulgado nesta sexta-feria, 10, o município de Angra dos Reis registrou, desde o início da Epidemia, 442 casos com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus. Cinco casos foram confirmados para a Covid-19 – com um paciente internado e quatro em isolamento domiciliar –, 49 foram descartados, incluindo dois óbitos anteriormente suspeitos, e 388 ainda estão sob investigação, sendo que quatro estão internados.

Testes já começaram a chegar

Na última terça-feira, 07, a Prefeitura recebeu um lote de 2.500 testes rápidos, dos 40 mil que foram adquiridos pelo município junto à empresa Lemarc Produtos Médicos Hospitalares, pelo valor de R$2,2 milhões.

Testes devem começar a ser aplicados nos próximos dias

Embora não tenha precisado uma data, a Prefeitura de Angra informou ainda que a Secretaria de Saúde vai começar a utilizar os testes rápidos adquiridos para o coronavírus nos próximos dias. Para isso, foi montado um Núcleo de Verificação de Testes Rápidos Covid-19, com equipes fixas e móveis.

Nesta quinta-feira, 10, os profissionais de saúde que farão parte desse núcleo receberam uma capacitação para utilizar os testes de maneira precisa e bem indicada.

As equipes fixas estarão nas Tendas de Pré-Atendimento Covid-19, nos Serviços de Pronto Atendimento (SPA’s) e na UPA Infantil Agda Maria.

Os testes rápidos têm este nome porque ficam prontos em 10 minutos. Eles fazem a detecção qualitativa dos anticorpos IgG/IgM para Covid-19 e auxiliam no diagnóstico de infecções primárias e secundárias pelo novo coronavírus.

Redação

Site de notícias da região da Costa Verde fluminense: Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.