Conselhos gestores de saúde em pleno funcionamento

Compartilhe!

 

Preconizado como modelo de gestão transparente e participativa, os conselhos gestores de saúde, reativado pelo atual governo, vem realizando seus encontros mensais e cresce a cada dia. O conselho gestor é um grupo paritário, composto por 25% de membros da Secretaria de Saúde, 25% de prestadores de serviços e 50% de membros da população, e é onde são discutidos problemas e soluções, com quem vive no local e conhece de perto a realidade das unidades. Atualmente são 16 conselhos formados e este número continuará a subir, uma vez que intenção da Superintendência de Gestão Estratégica e Participativa é criar os conselhos em todas as unidades de saúde do município.

 

– A reativação dos Conselhos Gestores de Saúde faz parte da política de reestruturação dos serviços públicos de Saúde e do incentivo à participação popular nas decisões do Governo. O trabalho é uma orientação política da prefeita Conceição Rabha, que investe mais de 37% de seu orçamento no setor de saúde, e que acredita na capacidade de os moradores e lideranças comunitárias ajudarem o Governo a continuar avançando na melhoria de serviços. As reuniões são acompanhadas Conselho Municipal de Saúde, com o apoio da Superintendência de Gestão Estratégica e Participativa da Secretaria de Saúde. A fim de tornar permanente a atuação dos conselhos, o grupo avalia a sugestão de um projeto de lei para esses grupos sejam instituídos legalmente e tornem-se efetivos, discutindo a saúde de maneira democrática – destacou Clenilson Belo, Superintendente de Gestão Estratégica e Participativa.

 

Além de buscar resolutividade às demandas apresentadas pelos membros do Conselho Gestor de Saúde, as reuniões tem cunho explicativo, onde o conjunto de trabalhadores da Secretaria de Saúde apresentam como funciona a rede municipal de assistência ao cidadão e com ele busca qualidade dos serviços

 

Para maiores informações, o cidadão pode entrar em contato com a Superintendência de Gestão Estratégica e Participativas, por meio do telefone (24)3377-2680, pelo e-mail [email protected] ou no endereço físico da Superintendência, Rua Almirante Machado Portela, 85, sala 101, Balneário.

 

DATAS DAS PRÓXIMAS REUNIÕES DOS CONSELHOS GESTORES:

 

ESF Abraão – 23 de junho às 19h

ESF Encruzo da Enseada – 23 de junho às 17h

UBS Monsuaba – 23 de junho às 19h

ESF Belém – 29 de junho às 17h

UPA Japuíba – a definir

Redação

Site de notícias da região da Costa Verde fluminense: Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.