Angra terá plantão de saúde no Carnaval

Compartilhe!

image

A Secretaria Municipal de Saúde de Angra dos Reis formatou um sistema especial de serviços para a população durante o Carnaval. Unidades de saúde que funcionarão 24h por dia, continuação das ações preventivas em relação à dengue e fiscalização dos estabelecimentos comerciais que funcionam no período. E a campanha de conscientização sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST) e AIDS já começou. “Nossas equipes foram reforçadas, de modo que poderão atender à demanda dos moradores e turistas em Angra”, afirmou o secretário de Saúde, Carlos Vasconcellos.

Doze unidades de saúde no município funcionarão em plantões, 24 horas por dia, com apoio de ambulâncias. A equipe da Diretoria de Vigilância Ambiental vai atuar no reforço da prevenção e combate à dengue em toda a cidade, com especial atenção aos imóveis de veranistas, que normalmente visitam a cidade durante o Carnaval. “Como a maioria dessas residências fica fechada no resto do ano, impossibilitando a visita de nossos agentes, iremos refazer as visitas agora”, informou o diretor de Vigilância Ambiental, Carlos Bastos.

A fiscalização dos estabelecimentos comerciais que ficam abertos no Carnaval continuará normalmente, segundo informações da Diretoria de Vigilância Sanitária. “Nosso trabalho prosseguirá no Carnaval, porque os cuidados com a manipulação de alimentos, principalmente, é um fator importante para todos nós da secretaria de Saúde”, disse o coordenador Fernando Nascimento.

Já a conscientização sobre as DST e AIDS, feita também ao longo do ano, será intensificada no Carnaval, com a campanha “Se rolar, use camisinha”, implementada em Angra pela Coordenação do Programa DST/AIDS. A abertura oficial acontece na quinta-feira, dia 7, antes do desfile do Bloco Nega Maluca, no Centro. Na ocasião, o secretário de Saúde, Dr. Carlos Vasconcellos, a superintendente de Atenção Básica, Gracilene Pereira e a coordenadora do Programa DST/AIDS, Juliana Costa, vão prestar informações ao público sobre os cuidados que devem ser tomados com a saúde.

Além do centro da cidade, técnicos da secretaria trabalharão nos bairros Camorim, Frade, Bracuí, Jacuecanga, Monsuaba e Vila Histórica de Mambucaba, sempre à noite. Na Vila do Abraão (Ilha Grande) as ações serão realizadas de dia e à noite. Nas praias de Araçatiba, Aventureiro e Provetá os funcionários farão a conscientização sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST) durante o dia. Com o objetivo de prestar informações aos muitos turistas que nessa época visitam Angra dos Reis, a Secretaria de Saúde também vai atuar no acesso de entrada da cidade, na rodoviária e junto aos passageiros que utilizam o Cais de Santa Luzia.

As unidades de saúde que atenderão ao público 24 horas por dia, durante o Carnaval, começam o serviço especial às 18h do dia 8 e encerram às 18h do dia 13 de fevereiro. São as seguintes:

SPA Abraão

Rua Getúlio Vargas, s/n, Abraão – Ilha Grande. Telefone: 3361-5523

ESF Araçatiba

Praia de Araçatiba – Ilha Grande. Tels.: 3374-9825 e 3374-7238

ESF Provetá

Praia de Provetá.Tel.:3374-1999

Unidade Praia do Aventureiro (funciona em uma escola pública)

Praia do Aventureiro

ESF Vila Histórica de Mambucaba

Rua das Flores, 420 A – Vila Histórica. Tel.: 3362-2312

SPA Parque Mambucaba

Avenida Francisco Magalhães de Castro e Travessa Ivan Viana, s/n. Tel.: 3362-3881

SPA Frade

Rua Boa Esperança, s/n. Tel.: 3369-3394

SPA Jacuecanga

Rua Doce Bruna, 1.000. Tel.: 3361-1197

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Japuíba

Rua Francelino Alves de Lima, altura do Km 487 da Rodovia Rio-Santos. Tel.: 3367-6000

Pronto Atendimento Infantil (PAI)

Rua Coronel Carvalho, 434 – Centro. Tel.: 3377-8467

Pronto Socorro Municipal

Rua Dr. Coutinho, 84 – Centro. Tel.: 3365-7223

Hospital Praia Brava

Avenida B, s/n – Praia Brava. Tel.: 3362-1272

Redação

Site de notícias da região da Costa Verde fluminense: Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.