Angra prepara seu Plano de Municipal de Educação

Compartilhe!

O debate sobre o Plano de Municipal de Educação está aberto à comunidade e instituições sociais que se preocupam com a educação do município.

A Prefeitura de Angra, por meio do Conselho Municipal de Educação, realiza entre os dias 8 de 11 de junho, a Conferência Municipal de Educação, que tem como objetivo, a deliberação e aprovação efetiva do Plano Municipal de Educação. Os encontros, que acontecerão das 8h às 18h, serão realizados em dois locais: no Polo Universitário Professor Jair Natalino Espíndola Travassos (CEDERJ), localizado na Avenida dos Trabalhadores, nº 179, Jacuecanga; e na Primeira Igreja Batista (PIB/Angra), localizada na Rua Coronel Carvalho, nº 482, Centro.

A partir da aprovação do Plano Nacional de Educação, de junho de 2014, estados e municípios tem o prazo de um ano para aprovação de seus respectivos planos. Em Angra, a tarefa será alinhar o seu Plano de Educação com os Planos Estadual e Federal.

O Plano Municipal de Educação terá a responsabilidade de traduzir e conciliar os desejos, as necessidades e as capacidades educacionais do município para a oferta da Educação Básica (em todas as etapas e modalidades) e também do Ensino Superior.

Diante disso, a Comissão Coordenadora do Plano Municipal de Educação de Angra dos Reis vem trabalhando para promover ações que possibilitem ampla discussão do documento base que culminará na formalização do projeto de lei, que será encaminhado para aprovação na Câmara Municipal.

Para a presidente do Conselho de Educação, Glauciane Basílio, é importante a participação de todos os segmentos e cidadãos que se envolvem e se comprometem com a causa da educação.

– Estamos esperando por um número significativo de pessoas ou instituições que queiram contribuir para a educação do nosso município. As sugestões que forem encaminhadas, serão debatidas na Conferência Municipal – explica Glauciane.

Todo o material está disponível no site da Prefeitura de Angra (www.angra.rj.gov.br), assim como os formulários para a inscrição dos delegados. Diariamente serão disponibilizadas 20 vagas para observadores, que também poderão argumentar e defender suas ideias.

Acompanhe abaixo, o calendário do Plano Municipal de Educação:

– De 13 a 29/5 – Fóruns de Estudo e Avaliação

Os Fóruns de Estudo e Avaliação acontecerão nas unidades escolares e outros espaços que venham a ser definidos por instituições e/ou organizações sociais que desejem realizar o debate e encaminhar suas contribuições na Consulta Pública On-line.

– Dias 2 e 3/6 – Consulta Pública Presencial

A Consulta Pública Presencial acontecerá no auditório Secretaria Especial de Defesa Civil e Trânsito das 17h às 21h. Será um espaço para aprofundamento dos temas abordados no Documento Base.

– De 8 a 11/6 – Conferência Municipal de Educação

Conferência Municipal de Educação cujo tema será: “Planejando a educação para a próxima década”, terá caráter deliberativo com previsão de 300 delegados representantes de diferentes instituições que direta ou indiretamente participam do processo educacional no Município.

– 08/06 – Polo Universitário Professor Jair Natalino Espíndola Travassos – CEDERJ, localizado na Avenida dos Trabalhadores, nº 179, Jacuecanga.
– 09, 10 e 11/06 – Primeira Igreja Batista em Angra dos Reis – PIB, localizada na Rua Coronel Carvalho, nº 482, Centro.

Redação

Site de notícias da região da Costa Verde fluminense: Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.