Aberta a Semana do Agricultor em Angra

Compartilhe!

Oficina reuniu produtores no Quilombo do Bracuí.

Foi aberta a III Semana do Agricultor em Angra, uma iniciativa da prefeitura em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater–Rio) e Câmara Municipal (CMAR). A solenidade ocorreu no Quilombo do Bracuí, na terça-feira, dia 26, local onde a Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais) começará a ser implementada na cidade.

– Acredito muito no Pais, que vai agregar o turismo rural à produção sustentável de alimentos em Angra dos Reis – afirmou o secretário municipal de Atividades Econômicas, Marcelo Oliveira.

Na cerimônia inicial, o engenheiro agrônomo Aly Ndiaye, idealizador do Pais no Brasil, fez uma palestra apresentando o programa, que preconiza a produção de alimentos com uso de adubos orgânicos e compostos naturais.

– Estamos em uma nova fase mundial de redesenho das economias. Por isso os produtores precisam abraçar a agroecologia sustentável – disse ele.

Uma das proprietárias do local, Marilda de Souza, agradeceu a todos e lembrou que o dia 26 de julho é também o Dia do Jongo. Ela e o marido, Valmir Vitorino, fazem parte do grupo de 15 agricultores escolhidos para qualificarem-se para a implementação do Pais em suas propriedades.

Depois da solenidade, o grupo seguiu para a área onde, até quinta-feira, dia 28, começará o plantio e o preparo do solo de acordo com as técnicas preconizadas pela Produção Agroecológica Integrada e Sustentável. Na tarde de terça-feira foi iniciada a limpeza do local, com separação de materiais orgânicos e inorgânicos. Os agricultores e os técnicos continuarão trabalhando juntos na instalação de todas as 15 unidades do projeto em Angra.

– A ideia é que eles trabalhem em mutirão, para que possam aprender juntos e para que o grupo seja fortalecido, seguindo o princípio do associativismo, que é uma das bases do projeto – afirmou Tuane Rodrigues, gestora do Pais no município.

A III Semana do Agricultor prossegue nos dias 3 e 6 de agosto, com a seguinte programação:

Dia 3 de agosto: abertura da sessão especial, às 15h, na Câmara Municipal, em referência ao Dia do Agricultor.

15h30: palestra “Fortalecer a agricultura familiar é valorizar a vida”.

16h: Entrega das moções de aplausos.

Dia 6 de agosto: Feira de Agricultura Familiar, na praça Zumbi dos Palmares (Centro), das 8h30 às 13h, com exposição e venda de produtos da roça.

10h: Apresentação cultural.

Redação

Site de notícias da região da Costa Verde fluminense: Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.