Vlog: O Bonfim do Lote 4

Pelo visto, ônibus estacionados na ciclovia e a “privatização” do Lote 4 são apenas a ponta do iceberg.

Em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Angra deu uma notícia que pegou todo mundo de surpresa, o estacionamento do Lote 4 (Cais da Lapa) seria fechado para a população e cedido com exclusividade para a Senhor do Bonfim, que em troca tiraria seus veículos da frente da cidade, abrindo lugar para os carros.

No primeiro momento muita gente aplaudiu a ideia, mas nesta situação há mais dúvidas que respostas. Mas se engana quem pensa que a situação se limita a um lugar para estacionar, ou aos ônibus autorizados a parar na ciclovia do São Bento, ao invés de outro lugar, como a garagem da empresa, por exemplo. A questão passa pelo abandono do famoso estudo sobre mobilidade urbana da COOPE, pago com dinheiro público, e pela falta de publicidade na cessão deste enorme terreno à beira-mar.

Segundo release publicado pela prefeitura, “a empresa Viação Senhor do Bonfim que está realizando a pavimentação da área”, mas por que a empresa faria tal investimento em uma área que não é sua? Como foi feita a cessão para uso da área para a empresa, que por sinal já constrói um escritório (ou alojamento) no local? Como isso foi formalizado? Onde foi publicado? Quais as contrapartidas que a população recebeu? A passagem não baixou de preço, a reclamação sobre o serviço continua e até o momento, pelo que se sabe, somente a empresa foi beneficiada.

Pesquisamos no Boletim Oficial e não achamos nada sobre esta cessão. Se fosse um cidadão fazendo obra em uma área pública ele poderia até ser preso, receberia multas, etc. Até mesmo um vendedor ambulante precisa de autorização para utilizar o espaço público. Porque o tratamento diferenciado? A Bonfim está acima das leis? Como pode o interesse particular prevalecer sobre o público?

Penso que muita coisa tem que ser esclarecida sobre esta questão. Não creio que o prefeito, o vice, a procuradora ou o secretário de Governo concordem com isto. Eles precisam vir a público explicar a real situação do Lote 4. Estamos aguardando.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.