Vereadores buscam solução para Agentes de Endemias

Reunião dos vereadores com a categoria aconteceu nesta terça, 6, no Plenário da Câmara.


Na noite desta terça-feira, 6, os vereadores Titi Brasil, Flavinho Araújo e Luciana Valverde, se reuniram, no Plenário Presidente Benedito Adelino, com representantes dos Agentes de Combate a Endemias do município.

A categoria, que é responsável pelo importante trabalho de vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos, dentre outras ações, apresentou suas reivindicações aos vereadores.

Em fevereiro, foi publicada, no Boletim Oficial da Prefeitura, uma Portaria mudando a logística do nosso trabalho. Antes, trabalhávamos em equipes e por distrito. Agora, estamos trabalhando sozinhos, nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) dos bairros. Isso está inviabilizando o trabalho de muitos agentes, por causa da insegurança em determinadas comunidades – relatou um agente.

Outro problema exposto pela categoria é a distância do local de lotação com as suas residências. Pessoas do Parque Mambucaba estão lotadas no Bracuí, da Japuíba no Frade e vice-versa, do Centro na Sapinhatuba, e isso, segundo eles, afeta diretamente a economia, pois em muitos bairros, por exemplo, não é aceito o cartão de alimentação da Prefeitura, o Verocard, obrigando os agentes a gastarem mais passagens para se alimentarem em outras localidades. Outra questão apresentada pelos servidores é a falta de material de proteção para o trabalho, como repelente e protetor solar.

Um agente desabafou:

Quando se fala de combate à proliferação de dengue, Chicungunha, roedores, e outros focos endêmicos, se fala do agente de endemia. Somos nós que fazemos esse trabalho. Se Angra não passou por nenhuma epidemia é por causa do nosso trabalho. Nosso pedido é que a Prefeitura reconsidere essa decisão e volte o nosso trabalho como era antes, em mutirão nos distritos e por produção, não mais cumprindo carga horária nos postos de saúde – defendeu o servidor.

Os vereadores Titi Brasil, Flavinho Araújo e Luciana Valverde saíram da reunião com o compromisso de conversarem com o secretário de Saúde, Renan Vinícios, sobre a reivindicação da categoria e, posteriormente, realizarem uma nova reunião com os Agentes de Combate a Endemias para tirarem novos encaminhamentos.

Comentários