Últimas noticias e informações sobre Angra dos Reis (Continente e Ilha Grande), Mangaratiba e Paraty.

“Vem Passarinhar” acontece neste fim de semana

Nos próximos dias 12 e 13 de dezembro (sábado e domingo) acontece o primeiro Roteiro de Observação de Aves do Parque Estadual Cunhambebe. A atividade faz parte do projeto Vem Passarinhar Rio, que busca fomentar o turismo ecológico e a educação ambiental dentro das unidades de conservação do estado. No dia 12, sábado, o evento acontecerá na Ponte Bela, estrada RJ-149, em Rio Claro, onde haverá café da manhã, almoço e café da tarde para os participantes, que deverão arcar com as despesas. Durante todo o dia de sábado, as atividades ocorrerão no Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos.

Já no domingo, o Vem Passarinhar acontece no Vale do Ariró, em Angra, a partir das 6h da manhã e com locais já definidos para café da manhã, almoço e café da tarde, também por conta dos participantes. Neste dia, a Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Gerência de Conservação e Projetos Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente, com apoio da TurisAngra, disponibilizará transporte gratuito até o local, para quem se inscreveu e deseja apoio logístico. A atividade também conta com o apoio da subsecretaria de Agricultura

Segundo a gerente da pasta, Rita de Cássia Santos de Souza, houve um empenho para trazer uma parte do evento para o Vale do Rio Ariró, porque a localidade é notoriamente conhecida como uma importante área para conservação de aves no bioma Mata Atlântica, citada, inclusive, em publicações da Sociedade para a Conservação de Aves no Brasil.

– Além disso, a região do Ariró contempla um importante polo de agricultura familiar, com produtores orgânicos e um ambiente bastante preservado. Sem dúvida, é uma área que merece atenção – destacou Rita.

O evento Vem Passarinhar tem como público-alvo fotógrafos, amantes da natureza e todos que curtem observar os espécimes de pássaros que habitam a Mata Atlântica.

PROGRAMAÇÃO

Dia 12/12
Local: Ponte Bela (Estrada RJ-149, Rio Claro)
6h – Café da manhã (Local: Pousada Imperial. End.: Serra do Piloto, nº 1.000, Estrada RJ-149, Nova Mangaratiba – ponto de encontro). Despesa por conta do participante.
6h30 – Passarinhada na Ponte Bela.
11h30 – Almoço no Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos (Local: Serra do Piloto, Estrada RJ-149, Km 20, Rio Claro. Valor: R$ 30,00). Despesa por conta do participante).
13h – Atividade livre no Parque Arqueológico e Ambiental São João Marcos.
14h30 – Café da tarde no Parque Arqueológico e Ambiental São João Marcos (despesa por conta do participante).
15h – Visita à sede do Parque Estadual Cunhambebe no Vale do Rio Sahy e apresentação Aves do Cunhambebe.
16h – Encerramento.

* A Pousada Imperial oferece pacotes de hospedagem, incluindo café da manhã (valores a combinar). Contatos: (21) 3789-0116 e-mail: pousadaimperial@gmail.com

Dia 13/12
Local: Vale do Rio Ariró (Km 495 da BR-101)
6h – Café da manhã (Local: Bar e Restaurante Paraíso Verde, rua Paraíso, s/n. Ariró, Km 495 da BR-101. Ponto de encontro. Valor: R$ 12,00). Despesa por conta do participante.
6h30 – Passarinhada no Vale do Rio Ariró
11h30 – Almoço (Local: Bar e Restaurante Paraíso Verde, Rua Paraíso, s/n. Ariró, Km 495 da BR-101. Valor: 15 reais – despesa por conta do participante).
13h – Visita à horta do Sr. Edson Lima, agricultor familiar (Rua Paraíso, s/n. Ariró, Km 495 da BR-101)
Roda de Conversa com o Sr. Lima
14h – Encerramento

*A proprietária do Bar e Restaurante Paraíso Verde, Dona Lili, oferece acomodação em sua residência, com valores que incluem café da manhã e almoço (a combinar). Contatos: (24) 99855-7360 ou (24) 98818-4524

*A Prefeitura de Angra dos Reis disponibilizará transporte saindo do Centro de Angra, Cais de Santa Luzia (ponto final dos ônibus de turismo). Contato: (24) 3365-7489 e-mail: sma.gcpa@angra.rj.gov.br.

Comentários