Últimas noticias e informações sobre Angra dos Reis (Continente e Ilha Grande), Mangaratiba e Paraty.

Vazamento de óleo da Transpetro em Angra, chegou à Mangaratiba

Vazamento de óleo da Transpetro em Angra chega à Mangaratiba

Áreas de Preservação foram atingidas e secretaria de Meio Ambiente da cidade multa empresa em 25 milhões e exige recuperação de áreas atingidas.

O vazamento de óleo em Angra dos Reis, ocorrido, no terminal da Transpetro, durante operação de transferência entre navios no pier do terminal marítimo da empresa em Angra dos Reis, chegou à baía de Mangaratiba. Técnicos e fiscais da secretaria de Meio Ambiente da cidade, do Inea e da Capitania dos Portos de Itacuruçá vistoriaram e constataram na última quinta-feira (19), uma mancha que se estendia de Conceição de Jacareí até a restinga da Marambaia, passando pelas ilhas Guaíba.

Os técnicos realizaram a coleta do material e constataram ser petróleo cru, não refinado. O óleo atingiu a costa de algumas ilhas da baía, onde se encontram a APA Guaíba e a futura APA Marinha Boto Cinza. A equipe foi até o terminal da empresa em Angra, onde ficou sabendo de todo o plano de contingência. Foi feito um sobrevoo na área atingida e confirmado o impacto ambiental próximo as Ilhas Guaíba, Guaibinha, Jaguanum e Restinga da Marambaia, inclusive com marcas de óleo no costão rochoso e praias do município. Os fiscais aplicaram uma multa de R$ 25 milhões, mais a recuperação pela empresa do dano ocorrido.

“Estamos monitorando 24 horas por dia essa situação. Hoje (23) a situação está sob controle, mas o estrago já foi feito. Vamos cobrar duro da empresa que recupere todo o dano ambiental que foi causado”, disse o superintendente de Meio Ambiente de Mangaratiba Moacir Machado.


Vazamento de Óleo do Terminal da Transpetro (TBIG) nas baías de Ilha Grande e Sepetiba.

Galeria de imagens:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Comentários