Turista Inglesa é baleada em Angra

Caso tem repercussão nacional e internacional. Câmara pedirá veículo blindado para polícia atuar em Angra dos Reis.

0 793

O caso da turista inglesa de 46 anos, baleada duas vezes no abdômen na comunidade da Água Santa, em Angra dos Reis, neste domingo, 06, ganhou rapidamente destaque em sites nacionais e internacionais e pode afetar o turismo no município dada a repercussão que o caso ganhou. Ela, o marido e três filhos entraram por engano no local e foram alvejados por criminosos da facção, que domina a venda de drogas no local. Eloise Dixon foi operada no Hospital Geral da Japuíba (HGJ) logo após o crime e passa bem.

O marido da vítima dirigia o veículo, Eloise estava no banco do carona e os três filhos (o mais velho de 4 anos) no banco de trás. Segundo o delegado Bruno Gilaberte, titular da 166ª DP (Angra dos Reis), a família teria se equivocado com as informações recebidas para encontrar um local onde pudessem comprar água.

O automóvel foi atingido por disparos na porta, nos pneus e até no encosto da cabeça de onde a mulher estava sentada. O motorista conseguiu dirigir até um posto da Polícia Rodoviária Federal, onde a família foi atendida e levada ao hospital.

— Até por conta da dificuldade com a língua, houve essa confusão. Acabaram se dirigindo à comunidade da Água Santa, onde foram abordados pelos criminosos. Por não terem entendido a ordem para deixarem o local, seguiram e foram alvejados — informou Gilabrete, que disse ainda que as vítima ainda serão ouvidas e que o Consulado da Inglaterra está acompanhando o caso:

— Vamos mostrar fotos dos possíveis criminosos para ver se eles reconhecem.

– O projétil percorreu todo o abdome e, por sorte, não pegou grandes vasos ou órgãos importantes. Deu sorte, realmente – relatou Rodrigo Mucheli, diretor médico do hospital da Japuíba, onde ela foi atendida.

O carro já passou por perícia. A Embaixada do Reino Unido e o Consulado Geral britânico entraram em contato com a família para organizar a transferência da vítima para um hospital do Rio.

Comoção local

Logo após o ocorrido, um áudio, atribuído a um médico do Hospital da Japuíba circulou as redes sociais falando sobre o caso. Logo que recebemos a informação fizemos contato com a direção da unidade de Saúde e nossa postagem teve uma imensa repercussão, com mais de 130 compartilhamentos e centenas de curtidas e comentários até o momento.

Quando começaram a espantar os bandidos do Rio, por causa das Olimpíadas, eles começaram a migrar tudo para a Costa Verde, como por aqui não tem lei, nem autoridades, eles foram ficando e aumentando como formigueiro, infelizmente – desabafou uma leitora do Angranews.

Nossa muito triste eu estava no hospital na hora que a polícia rodoviária chegou com a mãe baleada, o pai e as filhas em choque gritando muito desesperadas. Muito triste, Angra acabou – relatou outra em nossa postagem.

O presidente da Câmara de Angra dos Reis, vereador Zé Augusto foi ao HGJ acompanhar o caso pessoalmente e desabafou em uma rede social.

– Infelizmente mais uma vítima da violência na nossa Angra dos Reis. Agora divulgada pelo Globo, BBC internacional, por se tratar de turistas ingleses! E os brasileiros, moradores e angrenses que vivem isso no seu dia a dia? Porque pagamos tantos impostos? Para sermos roubados e mortos?
Aonde estão os representantes do estado que só aparecem aqui para pedir votos?  – destacou o parlamentar, que nesta segunda-feira terá uma audiência com o governador Luiz Fernando Pezão.

O parlamentar entregará um ofício solicitando intervenção do Governador para que as Forças Nacional e Armadas atuem também na nossa cidade. Outro pedido será que seja destinado um veículo blindado para o 33 Batalhão (Costa Verde).

Atualização (07/08/17 – 17h): Turisangra e Convention emitem nota de repúdio

Os empresários de turismo, por meio do Angra dos Reis & Ilha Grande Convention e a Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) emitiram uma nota, na qual manifestam sua indignação contra o ato de violência praticado contra esta família de turistas:

“Nosso entendimento é de que as nossas famílias também foram atingidas, em face de que todos poderiam estar na mesma situação. Nosso dever é oferecer toda assistência às vítimas, o que já está sendo realizado em todos os níveis, com o envolvimento total da administração municipal no caso. No entanto, como responsáveis pelo desenvolvimento do turismo na região vimos defender um imediato reforço no policiamento da região, a destinação de verbas oficiais e privadas para a segurança pública e o fortalecimento de iniciativas que visem a recuperação econômica do município”.

Repercussão internacional

Jornal londrino deu destaque ao caso

Veículos de comunicação como Bandnews, Extra, G1, R7, EBC, O Dia, Estadão e até sites internacionais, como Visão, de Portugal, e os ingleses Mirror, Evening Standard, Sun e a BBC deram destaque para o caso, expondo para o Brasil e o mundo o problema da violência urbana que Angra dos Reis enfrenta diariamente.

Segundo o Mirror, o Brasil recebe cerca de 200 mil turistas ingleses anualmente e agentes de viagens britânicos alertam que os turistas devem ficar alertas quando viajam para o Rio de Janeiro por conta dos altos índices de violência.

British holidaymakers are warned to be vigilant when they travel to Rio de Janeiro and other parts of Brazil due to “high levels” of violent crime, including carjackings.

In its latest travel advice for the South American country, the Foreign Office said: “Violence and crime can occur anywhere and often involve firearms or other weapons.” Nearly 200,000 British nationals visit Brazil every year, and most visits are trouble free”.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: