Turismo é amplamente debatido no Legislativo

0 2

Audiência Pública reúne os mais diversos atores do Turismo de Angra dos Reis.

“Turismo é o Melhor Negócio”. Este foi o tema da Audiência Pública promovida pela Câmara Municipal de Angra dos Reis, nesta sexta-feira, dia 30 de junho. O debate, proposto pelo vereador Flavinho Araújo, contou com a participação das vereadoras Titi Brasil, Luciana Valverde e Jane Veiga, além do presidente da Casa, vereador Zé Augusto.

A discussão, denominada por muitos como inédita, teve a participação ativa de representantes de diversos segmentos do turismo, como Associação dos Meios de Hospedagem da Ilha Grande, Associação de Transportes Marítimos, Condomínios e Marítimas, Polo Gastronômico, mergulhadores, Associação Brasileira de Regulação, Associação de Barqueiros do Camorim, hotéis e pousadas, guias turísticos, Sebrae, artesãos, dentre outros, como a Capitania dos Portos. Do governo, estiveram presentes o presidente da TurisAngra, Carlos Henrique, o Peninha; o Secretário Executivo de Cultura, João Willy; o superintendente de Segurança Pública, Major Seixas; e o subprefeito da Ilha Grande, Jesi Batista, o Mão Branca.

A audiência foi aberta com uma exposição do presidente da TurisAngra sobre o trabalho realizado nestes seis primeiros meses, assim como projetos futuros. Depois foi a vez do secretário de Cultura, João Willy, fazer um balanço do trabalho realizado.

Num segundo momento, foi aberta a palavra aos representantes do trade turístico. O primeiro a expor seus pensamentos foi Ricardo Rodrigues, o Rico, um dos incentivadores da audiência pública

– Nosso turismo é muito melhor do que o de muitos lugares, somos um dos destinos mais procurados. O que podemos concluir com isso é que alguém não está fazendo o trabalho direito. Para mim, há uma falha de comunicação entre a TurisAngra e o setor – destacou.

Depois, foi a vez de um dos mais experientes empresários do setor analisar o turismo, Roberto Bomfim, representando os condomínios e Marinas.

– Nós precisamos nos reconhecer como destino turístico e ter consciência da força que temos. Os condomínios e marinas da Costa Verde, por exemplo, empregam cerca de 20 mil funcionários e são um grande apoio ao turismo – disse Bomfim.

Um dos tópicos apresentados pelos participantes foi a necessidade de uma maior fiscalização, principalmente no mar de Angra.

– Tudo se resume a uma palavra: fiscalização e controle. Não temos mais cais para suportar a quantidade de embarcações. O caminho é a limitação – ressaltou Fabiano Ribeiro, da Associação dos Meios de Transporte Marrítimo de Angra dos Reis.

O diretor da Associação dos Meios de Hospedagem da Ilha Grande, Frederico Brito, o turismo é, de fato, o melhor negócio, com um porém.

– O turismo não foi e não é prioridade para o governo. O trade tem muito a colaborar. Somos nós que sabemos quais são os gargalos da atividade e não estamos sendo ouvidos – defendeu, cobrando a ativação do Conselho Municipal Turismo.

Para Cipriano Feitoza, do Concention Bureau, a iniciativa do Legislativo foi muito importante.

– Essa audiência é uma iniciativa inédita na Câmara Municipal. Apesar de termos opiniões diversas, o nosso intuito é o mesmo: um turismo de qualidade e sustentável, que aqueça a nossa economia – frisou.

Após quase cinco horas de debate, onde todos tiveram direito a voz, os vereadores Flavinho, Titi Brasil e Luciana Valverde, que há mais de um mês tem se reunido com representantes do turismo em preparação à audiência, avaliaram o encontro.

– O nosso debate valeu muito a pena. A gente tem um grande trabalho pela frente. Depois de tudo apresentado, temos que marcar um novo encontro, desta vez para apresentar o que foi feito – avaliou Luciana Valverde.

Titi Brasil, que por 12 anos, trabalhou dentro do turismo, afirmou ser este um debate inédito.

– Nunca vi tantos segmentos unidos para discutir o mesmo tema. Isto, por si só, já é uma vitória. É juntos, alinhando os pensamentos, que a gente vai fazer o melhor. Senti que havia uma necessidade de um espaço onde os representantes do turismo pudessem falar e apontar soluções para os problemas que enfrentam. Tudo foi falado de coração, com verdade, porque vocês amam o que fazem – ressaltou Titi.

O propositor da audiência, vereador Flavinho, ficou satisfeito com o debate.

– Este foi um pontapé inicial para entendermos o que é o melhor para o turismo de Angra dos Reis. É assim que vamos avançar: conversando, abertos às mais diversas opiniões. Nosso trabalho está apenas começando – finalizou o vereador.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: