TurisAngra apresenta projeto para as Olimpíadas do Rio

2016-04-28_ApresentacaoRMC4
Compartilhe!

Angra é o primeiro município a propor programação no Rio Media Center.

Angra dos Reis foi a primeira cidade do estado a formalizar proposta de atividades e parceria com o Rio Media Center (RMC), a “casa” dos jornalistas do mundo inteiro durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio, entre os meses de julho a setembro deste ano. A Prefeitura de Angra, por meio de sua Fundação Municipal de Turismo (TurisAngra), esteve presente ao evento de apresentação do Rio Media Center, local construído para receber os profissionais de imprensa que farão a cobertura dos Jogos Rio 2016. Após uma breve apresentação sobre a importância e o funcionamento do local, os gestores de turismo de mais de 30 municípios do interior do estado visitaram o RMC e conheceram as instalações.

A TurisAngra foi a única a apresentar formalmente sua proposta de parceria para utilização do RMC, com o intuito de apresentar Angra dos Reis e a Ilha Grande aos jornalistas de todo o mundo que estarão na cidade do Rio. Os municípios têm até 10 de maio para sugerir atividades voltadas à apresentação de suas cidades aos profissionais da mídia. Entre as propostas estão apresentações culturais, exposições de artesanato e degustação de produtos típicos, como cachaça, chocolates e laticínios. Como o secretário de Turismo de Paraty, Wladimir Santander, também estava presente, as duas cidades planejam realizar um evento conjunto da região Costa Verde.

Segundo os coordenadores do projeto do Rio Media Center, os jornalistas que virão acompanhar o movimento em torno da Cidade Olímpica e das competições buscarão conhecer com afinco a cidade do Rio de Janeiro e os municípios próximos, saber como vive a população e quais os atrativos da região, vivenciar a cultura e entender a situação da economia. Enfim, quase um diagnóstico completo do estado.

Nessa parceria que propomos à Setur/RJ e à Empresa Olímpica, convidaremos a imprensa mundial a conhecer as belezas e desafios de Angra dos Reis. O RMC será a sede dos jornalistas do mundo inteiro durante os Jogos Olímpicos do Rio e estamos atentos a esse público, em especial porque podem ser promotores da cidade além do período dos jogos. Fomos a primeira cidade do estado a entregar a proposta para envolvermos os profissionais de imprensa na cobertura sobre a cidade — disse Klauber Valente, presidente da TurisAngra.

Ao todo, cerca de 15 mil jornalistas utilizarão o RMC. A TurisAngra, em parceria com o setor empresarial, pretende trazê-los a Angra, para conhecerem e divulgarem a cidade. Também foi proposto levar parte dos atrativos culturais da região Costa Verde para dentro do Pavilhão Olímpico do RMC, como cultura, gastronomia e riquezas naturais. A proposta foi entregue ao secretário de estado de Turismo do Rio, Nilo Sérgio, e à representante da Empresa Olímpica do Rio, da Prefeitura do Rio, Fernanda da Silva, responsável pelo RMC.

Nilo Sérgio Félix, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, agradeceu a presença dos secretários de turismo municipais e falou sobre a importância de aproveitar o grande fluxo de turistas que virão para os jogos para promover não apenas a capital, mas, principalmente, os atrativos do interior.

A cidade do Rio de Janeiro já é referência como destino turístico de milhões de visitantes. No entanto, precisamos que esses turistas reconheçam a importância do interior e sua enorme diversidade de atrativos. O turismo de curta distância é uma vertente que está cada vez mais fortalecida no mundo todo, e nós precisamos que esse grande contingente de pessoas que virão à cidade conheça e se interesse por estender a sua viagem por mais alguns dias para visitar um dos nossos 92 municípios. Angra dos Reis está de parabéns, pois se adiantou significativamente nesse trabalho — disse Nilo Sérgio Félix.