TurisAngra apoia diversificação de público para a Fita 2015


Warning: getimagesize(/var/www/angranews/wp-content/uploads/2015/06/2015-06-10_-TurisAngra-apoia-diversificação-de-público-para-a-Fita2015-5.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/angranews/wp-content/themes/gutenmag/includes/custom.php on line 330
2015-06-10_ TurisAngra apoia diversificação de público para a Fita2015 (5)
Compartilhe!

Aumentar o público do Festival de Teatro foi tema de encontro com o secretário de Estado de Juventude e Lazer, Marco Antônio Cabral.

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Fundação Municipal de Turismo (TurisAngra), apoia a iniciativa de diversificar o perfil e o público da Festa Internacional de Teatro de Angra (Fita), que em 2015 completa 13 anos. Uma iniciativa que visa trazer para a cidade, durante o evento, um incremento de público jovem e da terceira idade foi debatido nesta terça-feira, 10, no Rio de Janeiro, entre o presidente da Fundação de Turismo, Klauber Valente, o curador da Festa, João Carlos Rabello, e o secretário de Estado de Esportes, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral.

O encontro foi agendado a pedido da TurisAngra, visando apresentar duas propostas agregadas à Festa de Teatro, marcada para novembro. Uma das ideias traria para a cidade, custeados pelo Governo do Estado, cerca de 300 casais de idosos de todo o Rio para assistir os espetáculos e passar uma estadia em Angra dos Reis, na rede hoteleira local. A segunda iniciativa prevê a criação de arenas alternativas para teatro e incentivo para que grupos teatrais venham para um circuito alternativo aos espetáculos já programados. O Governo do Estado garantiria um cachê aos grupos de teatro interessados, aumentando o público e as atrações da Festa.

Para o presidente da TurisAngra, Klauber Valente, o encontro foi bom. O secretário Marco Antônio ficou empolgado e se comprometeu a ajudar. Para Valente, a Fita já é um evento consolidado e importante mas que pode aumentar o público e ter reflexos ainda mais positivos para o setor de Turismo da cidade.

— Todos sabemos que a Festa de Teatro de Angra já é um grande evento. O sucesso é garantido. No entanto, a Fita ainda tem um patamar insuficiente de retorno para o turismo. Temos que melhorar isso e essas duas ideias, patrocinadas pelo Governo do Estado, atrairiam um novo público, de fora da cidade, aumentando a ocupação de hotéis e pousadas, com reflexos no setor de gastronomia e serviços. O secretário Marco Antônio Cabral gostou e saímos daqui otimistas — afirmou Klauber Valente.

Além de manifestar interesse imediato em apoiar a Fita e as ideias, o secretário Marco Antônio Cabral sugeriu outros projetos, em parceria com a Prefeitura de Angra dos Reis, nas áreas de Juventude e Lazer. Ele elogiou o trabalho da secretaria municipal de Esportes de Angra e disse que quer estar na cidade, na abertura da Fita 2015, no dia 6 de novembro, concretizando a parceria.

— Estou muito empolgado com os dois projetos apresentados pela Fita e pela TurisAngra. Faz parte do nosso trabalho aqui no Estado, fomentar atividades de lazer para jovens e os idosos. Muito me interessa poder levar jovens atores à Fita, para que eles possam expor seu trabalho e a sua arte. A interface com os idosos também é um dos pilares da nossa gestão. Vou propor que enquadremos esses projetos na Lei de Incentivo Fiscal da Cultura e ajudar a encontrar empresas parceiras para financiá-los. Como temos prazo, tenho certeza de que tudo dará certo — disse o secretário de Estado, Marco Antônio Cabral.

Para João Carlos Rabelo, curador da Fita, a parceria com o Governo do Estado pode contribuir significativamente para ampliar o público do evento e melhorar o retorno para a cidade. João Carlos destacou que a Fita já gera enorme retorno social, emprega pessoas e ajuda a revelar talentos. E que essas potencialidades também seriam elevadas.

— A Fita não é só a apresentação das peças teatrais. Temos um trabalho social significativo já que doamos milhares de ingressos às crianças de escolas públicas para a Fitinha e o Ateliê de Atores. Esses dois projetos associados são mais duas ideias para integrar a Fita e a sociedade angrense. Fico feliz de o secretário ter acreditado e estar à disposição de nos ajudar — afirmou João Carlos Rabello.

Comments are closed.