Últimas noticias e informações sobre Angra dos Reis (Continente e Ilha Grande), Mangaratiba e Paraty.

Transpetro será multada por vazamento de óleo em Angra dos Reis

Estimativas iniciais indicam que 560 litros de óleo vazaram em operação de transferência entre navios no Tebig.

O Serviço de Operações de Emergência (Sopea) e a Superintendência Regional Baía da Ilha Grande do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) estão acompanhando as ações de contenção e recolhimento do óleo cru que vazou nesta segunda-feira (16/03), às 5h, em Angra dos Reis. Os técnicos do Inea estão calculando o valor da multa que será aplicada à Transpetro.

As primeiras estimativas indicam que o vazamento de óleo em Angra dos Reis foi de cerca de 560 litros de óleo formou duas manchas nas proximidades do píer do Terminal Marítimo Maximiliano da Fonseca (Tebig), da Transpetro. O acidente aconteceu durante uma operação de transferência de óleo entre duas embarcações atracadas no píer, o Gothenburg, que trazia o óleo de uma plataforma de Macaé, e o   Buena Suerte, que levaria o produto para o exterior. Um dos tanques de lastro do Gothenburg estava contaminado com óleo, que vazou ao ser enchido de água para compensar a retirada do óleo.

Vôos avaliam o tamanho do vazamento de óleo em Angra dos Reis

Dois sobrevoos foram feitos ao longo do dia pelo Inea para acompanhar o trajeto da lâmina de óleo, que alcançou o costão rochoso próximo ao terminal. O navio foi vistoriado e, embora seja necessário aguardar o esvaziamento e limpeza dos tanques, as primeiras hipóteses indicam que o óleo dos tanques de carga pode ter vazado para o tanque de lastro. As equipes de emergência da Transpetro mobilizaram 18 embarcações próprias e quatro alugadas, 1560 metros de barreiras de contenção e 1900 metros de barreiras absorventes e dois recolhedores de óleo (skimmers). A previsão é a de que o trabalho continue durante toda a noite. Nesta terça-feira (17/03), o Inea vai continuar supervisionando o trabalho de recolhimento do óleo e limpeza dos locais atingidos.

Comentários