Últimas noticias e informações sobre Angra dos Reis (Continente e Ilha Grande), Mangaratiba e Paraty.

Tarrafa: Recepção calorosa!

Protestar sempre…

Na última segunda-feira, um ato em favor do TeBIG escandalizou Angra. No meio da manifestação, um grupo de pessoas jogou ovos, farinha e cimento no Secretário Estadual de Desenvolvimento do Interior, Felipe Peixoto, que veio ao município inaugurar um escritório da FIPERJ.

… perder o respeito jamais

A idéia, por trás da manifestação em si, é correta e conta com o nosso apoio. O problema foi que a coisa perdeu o controle e descambou para o lado da violência. Se a manifestação ficasse apenas nas faixas, apitaço e narizes de palhaço, tudo bem, mas partir para a agressão saiu dos limites.

Três patetas

Felipe Peixoto, que também é Deputado Estadual, foi um dos três Secretários do Governador Sérgio Cabral, que assinaram o estudo que não liberou a ampliação do TeBIG. Eles ganharam nas redes sociais o apelido de Três Patetas.

Exemplar

Mesmo com as agressões, o Secretário  não bateu boca nem brigou.  Ficou tranqüilo e demonstrou ser da paz, mesmo no momento em que baixaram o nível e, segundo testemunhas, colocaram a mãe de Peixoto no meio. Alguns acreditam que ao andar pelas ruas de Angra ele desafiou os manifestantes, outros dizem que ele se perdeu nas ruas ao tentar ir para seu carro sem topar com os manifestantes. Detalhe, o direito de ir e vir é constitucional. 

Injustificável!

E teve gente que ainda teve a coragem de defender que um Secretário de Estado deva receber agressões, ovadas, etc, porque as pessoas ficaram chateadas com decisões impopulares. Faltou a mea culpa.

Em caso de dúvidas

Como todo leitor do Angranews já deve ter notado, defendo que a questão do TeBIG deve ser defendida de todas as formas… legais.

Calafrio…

Depois de ver este tipo de manifestação, a idéia de levar vários ônibus com manifestantes para a porta do Palácio Laranjeiras começou a me causar calafrios. Imaginem a confusão que aconteceria caso alguém cisme em baixar o nível em frente ao palácio Guanabara, onde o governador do estado do Rio de Janeiro despacha.

Outro ponto

Depois desta manifestação de “ civilidade e urbanidade” alguém ainda acha que o Estado vai mandar alguma autoridade para discutir qualquer coisa em Angra? Pelo visto agora só se for com segurança armada e muito gás de pimenta. Aliás, a PM não se fez presente durante o  ato. O que de certa forma foi até positivo, para os manifestantes…

Insatisfação por insatisfação…

Imaginem se acontece uma recepção assim com o Governador Sérgio Cabral, o Prefeito Tuca ou algum outro político local? O que será que iam dizer?

Rompendo laços

Uma nota do Jornal O Dia garantiu que o Governador Sérgio Cabral não gostou nada do tratamento dado ao Secretário Felipe Peixoto em Angra e ameaça cortar relações com os Peemedebistas de Angra.

Até ai…

Parece que a questão é apenas de recíproca, já que em determinada Audiência Pública um medalhão do PMDB de Angra ameaçou romper com Cabral caso o TeBIG não saísse…

Após isto

Surgiu a informação de que o Deputado Jordão enviou um e-mail garantindo que o PMDB angrense não teve nada haver com a manifestação.

Deixando a cadeira

Começou a circular uma informação de o Deputado Fernando Jordão, que é o segundo suplente do mandato que ocupa, deve deixar a cadeira em breve por conta das mexidas de Cabral.

Colorindo o paquiderme

Nesta terça o vereador Cordeiro lembrou que há bem pouco tempo o Hospital da Japuíba foi considerado pelo Vereador Jorge Eduardo Mascote como um Elefante Branco, criado pelo ex-prefeito. Mascote, que hoje é um possível candidato à vice de Fernando Jordão minimizou e comparou o Hospital com o desenho animado “Meu Amigãozão”, que tem como um de seus protagonistas, um elefante azul. Isto que é mudança de cor…

Perdendo mais receitas

O Vereador Cordeiro denunciou nesta terça-feira que por conta de problemas em projetos o município de Angra pode perder R$20 Milhões. Na ocasião o petista apresentou alguns documentos na sessão legislativa.

Desmentindo

Na sequência a Prefeitura de Angra liberou uma nota desmentindo a informação do parlamentar e qualificando o político como irresponsável já que divulgou informações que seriam “inverídicas”…

A tréplica

Acontece que o Vereador apresentou os tais documentos, que foram reproduzidos aqui no Angranews em matéria desta sexta. Entre eles inclusive há um email da Caixa Econômica informando que alguns projetos até foram apresentados, mas foram devolvidos por conta de erros em, sua concepção.

A outra desmentida

Como bem lembrou o jornalista J. Vieira, os documentos apresentados por Cordeiro também desmentiram outros vereadores que durante dois anos usaram a tribuna da Câmara para afirmar que o Governo Federal até o momento não liberou os R$80 Milhões para a recuperação de Angra após a tragédia. Segundo comprovantes de depósitos, o dinheiro já está há um bom tempo nas mãos do Governo do Estado.

O relatório do Estado

O Secretário de Desenvolvimento Regional e Pesca, Felipe Peixoto, liberou na última semana o relatório do estado contra o TeBIG.

O relatório do Município

Na última sexta, durante uma reunião com deputados e autoridades municipais no terminal da Transpetro, o Prefeito Tuca Jordão apresentou o relatório que técnicos do município fizeram sobre a ampliação do Terminal. O objetivo é contrapor o relatório dos técnicos do estado.

Uma sugestão

Dêem transparência ao estudo, disponibilizem o material na rede!

Mais TeBIG

Segundo o Vereador Jorge Eduardo Mascote, entre as propostas tiradas na mesa redonda que aconteceu na última sexta-feira, no Terminal Angrense, a comissão de Minas e Energia da Câmara Federal decidiu que na próxima quarta irá votar a convocação do Governador Sérgio Cabral para que ele explique os porquês do Estado negar a licença para a ampliação da obra.

Parabéns

Para os dabatedores do Facebook, que começaram a levantar o nível das discussões. Ninguém merece o rumo que a coisa estava tomando.

Acorda

A população, de uma forma geral, ainda não participa de uma forma mais vibrante das questões que envolvem o TeBIG e a grande maioria, nem mesmo saberia dizer o que significa o TeBIG para Angra e região… fica a dica

 Arrebenta

O maior termômetro sobre esta questão é a coleta de assinatura para o abaixo assinado de apoio a ampliação. Será que pode ser a timidez que está afastando o cidadão deste tipo de luta?

Para finalizar

Algumas pessoas parecem esquecer que um dos princípios da democracia é a pluralidade das idéias e que o papel da imprensa é mostrar o máximo de ângulos possíveis sobre um mesmo tema. Sejam eles agradáveis ou não.

Comentários