Últimas noticias e informações sobre Angra dos Reis (Continente e Ilha Grande), Mangaratiba e Paraty.

Tarrafa: O canto dos Arapongas!

Sigilo para que?

Semana passada comentei aqui no Tarrafa que os esquemas de segurança dos partidos políticos de Angra e nada é a mesma coisa. É só aparecer uma nova pesquisa que em seguida os resultados vazam para as ruas, corredores, cafezinhos e enfim… o que eu não sabia é que este aspecto cultural é muito mais amplo do que se previa, principalmente em órgãos que em tese deveriam prezar (e muito) pelo sigilo.

Ligações duvidosas

Nesta semana a Vereadora Vilma dos Santos finalmente falou sobre os processos que responde. O silêncio durou um ano e meio e algumas questões levantadas por ela e Jovaci, o presidente do PRB e marido da parlamentar, evidenciaram suspeitas sobre a possibilidade de que o sigilo de justiça, decretado sobre as investigações que infligem sobre a vereadora tenha vazado para a imprensa.

Vazamento

É estranho reparar que voltando um pouco no tempo, para as vésperas das eleições de 2010, o indiciamento de Vilma, por suposto crime eleitoral, foi capa de praticamente todos os jornais da região. Na mesma época, um outro candidato, que por sinal depois foi eleito, foi indiciado pelos mesmos crimes de Vilma, mas seu caso não teve o mesmo (ou não teve nenhum) destaque na grande maioria dos meios de comunicação da região.

Faltou um!

Nas miudezas da fala de Jovaci algo chamou atenção. Porque será que a justiça indiciou 19 pessoas no processo que Vilma responde menos o Chefe de Gabinete da parlamentar, que, em tese, poderia estar envolvido no suposto delito.

O fato

É que Vilma, Jovaci e o advogado da vereadora, Fernando Cesar Leite, afirmaram que a vereadora sofre perseguições e que a defesa tem gravações que comprovam uma série de fatos. E, pelo que se comenta, a situação pode ficar bem feia para muita gente.

Por sinal

Em um escândalo recente, alguns políticos da região escaparam do braço da lei justamente porque informações sobre uma conhecida operação vazou pouco antes da ação dos policiais… só ficou boi de piranha. Isto inclusive foi capa de jornal na época.

Explicando a penúria

R$845 Milhões de orçamento anual e uma penúria de dar dó. A queda na arrecadação, a apertada no cinto e o que o município pretende fazer para contornar a situação será o tema de uma Coletiva de Imprensa que o prefeito Tuca Jordão fará na próxima terça, às 10h, na Casa Larangeiras. Semana passada comentei um pouco sobre o assunto.

O Facão

Os cortes já começaram na Cultuar, que já deixou de promover e apoiar alguns eventos tradicionais, como a Paixão de Cristo e Festa do Bonfim (gerando incliusive revolta). Outros eventos, como a Festa do Peixe já subiram no telhado e segundo informações extra-oficiais, as calculadoras agora estão focadas no Festival de Música da Ilha Grande, que já suspendeu inscrições. Outro que pode estar ameaçado é o de Cultura Japonesa, do Bananal. Comenta-se também de cortes na Expo, Procissão Marítima…

O problema

É que os pousadeiros, que já venderam centenas de pacotes para o evento da Ilha Grande, correm o risco de ficar na mão e terem de devolver valores. Na prática, será um baque no turismo da Ilha e a desmoralização do Calendário Turístico do município que para todos os efeitos, já deixa dúvidas.  E a credibilidade?  Como vai ficar depois de tudo isso…

O Culpado

Segundo alguns vereadores, na Sessão desta quinta, foi o Carnaval, o Showbol e outros eventos (que estranhamente foram realizados no período em que Essiomar Gomes esteve à frente da Prefeitura)

A gente não quer só comida…

Alunos de cursos superiores de Angra, que fazem viagens diárias para o Rio, Barra Mansa e Volta Redonda, estão até agora sem receber o Auxílio Transporte Universitário deste mês. O pagamento deveria ter sido deito até o último dia 10, mas segundo eles, até agora nem uma moeda foi depositada, o que deixou alguns grêmios em situação complicada. Os estudantes temem que o auxílio possa ser cortado à qualquer momento e prometem uma manifestação para breve.

Negando

Em nota, a Prefeitura de Angra nega problemas nos pagamentos. Segundo eles, só foram pagos os benefícios de quem não comprovou que estuda. Há quem discorde…

Aliás…

Há o comentário que outros benefícios e programas sociais possam ser cancelados para que Tuca feche seu governo no azul. O município também nega.

Por sinal

Há gente por aí reclamando que a prefeitura não vem quitando suas dívidas. Conheço gente que já está há mais de um ano sem receber.

World Tour

Uma tomada de preços, publicada no Boletim Oficial número 372, do dia 30 de março, a Prefeitura de Angra chamou atenção e já deu o que falar. No documento há a cotação de passagens e hospedagens 3 e 5 estrelas, para lugares como Nova Iorque, Paris, Berlim, Roma, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília e … Goiânia? Ao todo são 650 passagens nacionais e 130 internacionais. Hospedagens em hotéis nacionais de 3 estrelas são 350 e em 5 estrelas são 290. Em hotéis internacionais 3 estrelas são 86 e em hotéis 5 estrelas são 44.

Aliás…

Passagens para Brasília tudo bem, mas Goiânia? O que será que nossas autoridades iriam fazer lá que seja do interesse do município? O pessoal viaja…

Arapongas

Há a suspeita de que os famosos arapongas já começaram a agir. O monitoramento das redes sociais já é óbvio e as tropas de choque já estão agindo e em “reuniões secretas” determinações são tomadas e vazam em velocidade espantosa.

Por sinal

Há outras suspeitas que já estão sendo investigadas com carinho.

Abrindo as sete chaves

Com base na Lei da Informação o Vereador Cordeiro garantiu que irá solicitar uma série de informações que vêm sendo guardadas à sete chaves pela base governista. Ele prometeu que irá solicitar todas as informações dos requerimentos que nos últimos quatro anos foram negados pela base… vai ser nitroglicerina pura, garante.

O TeBIG nas redes sociais

Enquanto isto, nas redes sociais, a partidarização da campanha pela ampliação do TeBIG, por parte de alguns, vêm afastando cada vez mais quem as postagens deveriam atrair, os eleitores, em especial os mais jovens. Fica a dica.

O TeBIG na audiência da Câmara

Para quem acompanha o desenrolar da questão do TeBIG, a Audiência Pública realizada no Aquidabã, pela Câmara Municipal, não apresentou novidades. Talvez a mobilização que os nossos políticos pretendem fazer seja a maior novidade, mas as falas dos líderes comunitários durante a reunião só ressaltaram algo que eu já havia dito aqui no Tarrafa, a campanha ainda não emplacou entre o povão, continua “Chapa branca”. Como exercício para quem irá argumentar de que cerca de 700 pessoas compareceram na Audiência, fica o exercício. Quantos ali não estavam ligados direta ou indiretamente aos órgãos municipais ou à própria Transpetro.

Mais uma dica

Gente, desqualificar o candidato adversário nas redes sociais também é crime eleitoral e dá uma multa “diliça”.

Previsão acertada

Como previsto, o Vereador Leandro Silva (PDT) fechou mesmo a chapa encabeçada pela Petista Conceição Rabha para disputar a prefeitura de Angra.

Previsão furada

Quem apostou que o PMDB de Fernando Jordão ia anunciar esta semana seu vice, errou feio. Na disputa estão Jorge Eduardo Mascote, Danielle Afif, Essiomar Gomes e Aurélio Marques, mas segundo informações, outros nomes estariam na disputa…

Aliás…

Nesta semana Jorge Eduardo fez uma reunião de seu grupo político e foi surpreendido pela presença de Fernando. Ao final da reunião nada foi definido e correligionários de Mascote garantem que a questão está longe de uma definição.

Telefone

Comenta-se que até o Governador já tentou influir no parlamentar através de um telefonema.

Por sinal

Embora Aurélio Marques esteja promovendo uma série de reuniões a fim de alavancar sua candidatura, até o momento não houve confirmação oficial de que ele continua na briga. Aliás, no dia 10 de Maio mandei uma mensagem para o perfil do republicano no Facebook fazendo justamente esta pergunta e se ele de fato havia fechado chapa com Celso General.

Cirúrgico

Em seu discurso na tribuna desta quinta, o Vereador Fiote foi cirúrgico ao comentar a questão do TeBIG e as medidas que as autoridades locais pretendem tomar para tentar reverter a decisão política do estado. Segundo ele, os políticos de Angra deveriam tentar as vias políticas normais antes de colocar o povo na rua (e na rodovia Rio-Santos) para protestar. Ele teme que este tipo de medida possa causar ainda mais problemas entre Angra e o estado e destacou que no passado sempre foi relativamente simples conseguir uma audiência com o Governador. Inclusive com o então senador Sérgio Cabral.

Licitação Micada

Na semana passada, o Ministério Público soltou uma nota afirmando que por conta de um pedido seu, a licitação do esgotamento sanitário da Grande Japuíba, foi cancelada pelo SAAE de Angra. O objetivo era evitar uma licitação combinada que poderia trazer prejuízos na faixa R$150 Milhões ao contribuinte. O empréstimo em questão, que o SAAE iria contrair foi aquele aprovado pela Câmara na legislatura passada. Na segunda-feira o presidente da autarquia, Carlos Marcatti, garantiu que a licitação foi cancelada devido às eleições que se aproximam e alegou problemas de política interna e comprovou que já havia cancelado a licitação antes do pedido do MP.

1000

Esta semana a fanpage do Angranews passou dos 1000 seguidores! Obrigado pela confiança. Aliás, já deu seu Joinha no WWW.facebook.com/angranews ?

Comentários