Últimas noticias e informações sobre Angra dos Reis (Continente e Ilha Grande), Mangaratiba e Paraty.

Tarrafa: Ninguém vê, ninguém viu!

Polêmica sazonal

É só chegar a Semana Santa ou as Festas de Final de Ano que ressurge a velha polêmica sazonal das barraquinas de São Benedito ou de Nossa Senhora da Conceição: Há de fato a necessidade das barraquinhas?

Acontece

Que de um lado estão os defensores das barracas, que afirmam que sua presença centenária faz parte da própria cultura angrense e que com a renda das barracas as irmandades conseguem recursos para a manutenção das igrejas e das festas religiosas.

Por outro lado

Há aqueles que  garantem que as barraquinas dão verdadeiras apunhaladas na economia local, já que os barraqueiros, em sua maioria de fora de Angra, levam para outros lugares dinheiro que poderia ajudar na geração de empregos em datas que o comércio espera aumentar seu faturamento, em especial no Natal, Pascoa ou Dia das Mães (dependendo claro de quando a Semana Santa cai).

Ninguém vê

É que polêmica à parte, parece que nenhum órgão público se preocupa com coisas básicas como notas fiscais. Os produtos de origem “no mínimo” duvidosa são vendidos em frente a uma delegacia, a cem metros da Receita Estadual, a quinhentos da Federal e para chegarem em Angra passaram pelo menos por dois postos da polícia rodoviárias federal e por pelo menos uma barreira fiscal. Pelo visto, para algumas autoridades a vista do Aterro do Carmo durante as festas é esta da capa da postagem…

Enquanto isso

O Comerciante vira e mexe recebe visitas do Angra Legal ou de qualquer outro programa que tem como objetivo aumentar o número de empresas legalizadas e garantir que os impostos são pagos e que tragam recursos para o  município.

Aliás…

A questão de que a manutenção das Igrejas passa pelos recursos trazidos pelos barraqueiros é extremamente questionável, já que não é de hoje que o município utiliza seus recursos para pagar as obras. Algumas inclusive já foram alvo de polêmicas dada a qualidade das intervenções.

Tradição milenar

Independente da polêmica das Barraquinhas, o fato é que sempre chove no Dia de São Benedito, comemorado na segunda-feira após a Páscoa.

Alívio

Neste domingo as barraquinhas devem ir embora. Tomara que desta vez não deixem o lixo que deixaram em dezembro.

Abandono da tradição

Este ano, por conta de uma contenção de despesas, a Fundação Cultural de Angra não promoveu o tradicional “Auto da Paixão de Cristo”, que tem sido fonte de trabalho para vários artistas locais. Aliás, não foi só a classe artística que lamentou o corte, alguns religiosos também ficaram bastante insatisfeitos.

Feriadão é tempo de viajar

Assim como milhares de Brasileiros, algumas autoridades locais aproveitaram o  feriadão para passear com a família. Alguns criticaram, mas é sempre importante visitarmos locais onde as coisas funcionam para copiar as boas idéias.

Aliás…

Há uma dúvida sobre o destino de Tuca na páscoa. Oficialmente ele foi para Goiânia, extra-oficialmente para Orlando. Também há suspeitas sobre a origem dos recursos. O Presidente da Câmara, Dr. José Antônio, diz que recebeu em casa e seu gabinete cópia de uma suposta passagem do chefe do executivo. Os parlamentares foram pedir explicações ao prefeito.

Relembrando

Não faz muito tempo que uma autoridade foi à China buscar investimentos. Ele foi, voltou e os investimentos nada… Na época comentava-se que o motivo era que o tal político não queria ser obrigado a pedir votos para um determinado candidato à Presidência da República que por sinal hoje o tal político garante que conta com o apoio. É o mundo girando…

Assalto à Casa do Povo

Alvorada do Dia de São Benedito ainda repicando  e quando o segurança chega ao Anexo da Câmara de Angra dos Reis, eis que ele descobre que a Casa do Povo foi invadida e pilhada! Não se sabe ainda o que foi levado, mas a notícia já dá o tom do clima de insegurança no município.

Aliás…

Segundo informações do legislativo, o Gabinete invadido foi o do Vereador Cordeiro, que recentemente teve sua casa assaltada no Ariró. Dizem por aí que ele precisa é de um banho de descarrego.

Mesmo assim…

O nosso querido Governador continua desativando DPOs e desmobilizando o policiamento na região.

Só para lembrar…

Ficaram no passado questões como a Delegacia Legal em Angra, Delegacia da Mulher e a Casa de Custódia (que ao contrário do que meia dúzia cisma em afirmar, não é cadeia!). Já passou da hora do Movimento: “O DPO é nosso”.

Cabral em Angra?

Os vereadores de Angra estavam incrédulos esta semana de que o Governador Sérgio Cabral virá à Angra nesta sexta para a inauguração de uma fábrica de lanchas em Jacuecanga. Mas eles tem razão, após os incidentes da Fábrica da Technip, a APA Marinha e a questão da não ampliação do TeBIG, ninguém acredita que Cabral virá ao município encarar estes assuntos.

Polêmica no “estacionamento” do estádio

Esta semana a colunista Vera Covas denunciou pelo Facebook que cerca de 50 carros estão abandonados no estádio Municipal. O município esclareceu que alguns dos carros são alugados e outros são oriundos de doações do estado.

Presente de Grego

O município explicou ainda que os tais carros que foram doados pelo Governador Sérgio Cabral estão com defeito e que passarão por manutenção na oficina da Prefeitura. Ou seja, o estado doou carros quebrados para Angra. Presentão hein…

Por falar em abandono…

Estão abandonadas também as cadeiras que o município recebeu de presente do estado por conta das reformas do Maracanã. Em vez de estarem instaladas nas arquibancadas do estádio o material está ao relento atrás do muro, ao lado do Posto de Saúde. Algumas destas cadeiras podem se tornar focos do mosquito da dengue.

Aliás…

A previsão era de que as tais cadeiras já estivessem instaladas desde o dia 4 de Fevereiro deste ano por conta do início dos jogos da Série B do campeonato Carioca.

Por sinal

A prometida revitalização do Estádio Municipal não passou da promessa. A estrutura metálica da quadra coberta, construída ao lado da Avenida Luigi Amêndola continua na mesma há meses. A obra simplesmente parou.

E o abandono continua

Por falar na Avenida Luigi Amêndola, os jardins sobre o canal continuam abandonados. Já tem até árvore nascendo nas laterais do riacho e até o momento nada foi feito para impedir que mais canteiros caiam dentro do córrego.

Aliás…

A Associação de Moradores do Parque das Palmeiras voltou a se organizar e as cobranças serão grandes.

Leandro Continua

O vereador Leandro Silva (PDT) continuará no mandato. A decisão foi proferida pela justiça eleitoral em uma ação proposta pela suplente do parlamentar que questionava sua expulsão do PR.

Mudanças na Lei Orgânica 

A participação pífia do executivo municipal na Reforma da lei Orgânica de Angra dos Reis foi sentida por alguns parlamentares que chegaram a perguntar no microfone se havia no Aquidabã algum representante da Prefeitura. O desinteresse pegou mal…


Comentários