Últimas noticias e informações sobre Angra dos Reis (Continente e Ilha Grande), Mangaratiba e Paraty.

Tarrafa: Everybody hates Minc

O Reis das Alegorias

Assim como Lula era especialista em metáforas futebolísticas, o Vereador Aguilar Ribeiro é especialista em compara a política com… novelas. Mesmo quando ele não parece perceber.

Confusão nas metáforas

Esta semana o ex-comunista e atual centro-esquerda quando se referia às possíveis articulações de Eike Batista e Sérgio Cabral para levar o terminal da Transpetro para Maricá ou Itaguaí, Aguilar chamou o mega-empresário de Beto Rockfeller (personagem de Luiz Gustavo em novela homônima) quando se referia à Jonh Rockfeller (Mega empresário estadunidense, considerado o homem mais rico de todos os tempos).

Mas…

Talvez Aguilar não tenha errado tanto, afinal o Beto Rockfeller da TV Tupi era especialista em golpes… pensando assim o erro foi na verdade um ato falho.

Inconseqüência

Mesmo com a instalação de uma barreira sob a passarela que cruza a Rio-Santos próximo à entrada da Banqueta, os moradores daquela região insistem em atravessar a rodovia pela pista. Na semana passada mais uma pessoa foi atropelada no local, por sorte não morreu.

Aliás…

Quem passa devagar pelo local pode notar que a tinta da barreira está toda marcada pelos pés de quem decidiu brincar com a vida na corrida de obstáculo.

TeBIG é nosso!

Nesta quinta, a campanha o “TeBIG é Nosso” deu mais um importante passo, com a realização de uma audiência pública na Câmara dos Deputados que teve como objetivo discutir o assunto. A proposta foi do Deputado Fernando Jordão e o encontro uniu sob uma mesma bandeira políticos que são diametralmente rivais em terras caiçaras.

Aliás…

Participaram da audiência praticamente todos os vereadores de Angra e os quatro principais pré-candidatos à Prefeito, Aurélio Marques, Conceição Rabha, Leandro Silva e é claro Fernando Jordão (que em determinado momento até lembrou que sua carta de intenções ainda não havia sido entregue ao PMDB).

Bolo sem cerejas

Que o evento ficou capenga, já que o secretário Carlos Minc, o grande alvo desta Audiência Pública não apareceu na reunião, o que mais uma vez deixou a relação do estado com o município de Angra bastante ruim. Também foi sentida a ausência do Secretário de Atividades Econômicas Júlio Bueno (que pelo menos justificou sua ausência e mandou representantes).

Outro Ponto

É que esta Audiência Pública, acontecendo à revelia do Estado, logo após autoridades de Angra dos Reis conseguirem uma promessa do Governador Sérgio Cabral de que uma reunião seria convocada para discutir a questão da liberação da licença de ampliação do TeBIG, pode ter abalado ainda mais a já frágil relação entre o Palácio Raul Pompéia e o Guanabara. É esperar para ver.

Roubando a cena

O Presidente da Câmara de Angra, Dr. José Antônio, deu um show em sua apresentação e desmistificou todos os argumentos apresentados até o momento pelo governo do estado para não dar a licença para o TeBIG. Ele foi citado por praticamente todos os que vieram depois.

Por sinal

O pré-candidatíssimo ao governo do estado, o ex-governador e deputado Anthony Garotinho aproveitou a oportunidade e sugeriu que as decisões do estado podem estar pautadas em questões econômicas e não técnicas.

E o Cabral?

Segundo Garotinho, no exato momento da Audiência, o Governador estava no congresso, em uma reunião de Governadores.

Batata Quente

O Deputado Victor Paulo destacou o fato de que Cabral diz que a culpa é do Minc que por sua vez diz que a decisão do Cabral, que por sinal é, afinal é dele a caneta!

Balanço

Até este momento temos o seguinte resultado:
1. A questão do TeBIG em si não andou, mas o comprometimento das autoridades avançou.
2. De fato agora a questão se tornou suprapartidária.
3. A ALERJ deverá fazer uma audiência pública sobre o assunto.
4. A Comissão de Minas e energia fará uma reunião em Angra.
5. Autoridades locais devem se reunir com o Governador em breve.
6. Ninguém sabe ao certo qual é afinal a opinião do Cabral.

Mico da semana

Nos 45 minutos do segundo tempo da Audiência Pública, o Dep. Fernando Jordão de posse da palavra proferiu esta pérola: “Estamos aqui em reunião apolítica”, em seguida, o presidente da reunião, Dep. Simão Sessim, o corrigiu, “suprapartidaria”.

Por falar nisto

Este negócio de político que diz que não faz política é bem coisa de político angrense mesmo. Parece até a explicação do antigo PFL para mudar o nome para Democratas. Fizeram uma pesquisa e descobriram que o povo não gostava de “partidos”. Resultado: Tiram o “P” do nome da legenda e o partido continuou encolhendo. Por Analogia, parece que por aqui o que descobriram é que o povo não gosta de políticos…

Abaixo assinado

A prefeitura de Angra pretende promover um abaixo-assinado em defesa da ampliação do TeBIG. Tendas serão montadas no Centro de Angra para recolher as assinaturas da população e esclarecer sobre a importância do Tebig para o município. Nos bairros, as subprefeituras também irão recolher assinaturas.

Desrespeito

Nesta quinta (19/04), às 7h50, esta ambulância precisou deixar um paciente no SPA do Centro, mas um carro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente ocupava a vaga destinada exclusivamente às ambulâncias. O motorista do SAMU precisou deixar seu veículo no meio da Rua do Comércio para que o paciente pudesse ser levado para a unidade de saúde. Desrespeito total!

Aliás

Teve anônimo por ai dizendo que a foto da ambulância era velha e que no local não há mais desembarque de doentes. Não é! Foi este que vos escreve o fotógrafo em questão, aliás, o motorista do SAMU também deu seu depoimento.

Estacionamento ou lixão?

O lixo das barraquinhas ficou no local até pelo menos esta quinta-feira. Ou seja, os efeitos da parte profana dos festejos continuam atrapalhando a vida do motorista que precisa de uma vaga para estacionar.

Voltando na Paixão…

Que Angra não teve sua Paixão de Cristo este ano por conta de uma “contenção de despesas” todo mundo já sabe, mas é importe ressaltar que atores de Angra dos Reis conseguiram trabalho em Paraty, onde aconteceu a tradicional apresentação. O apresentador do Programa Perfil e agitador cultural Zequinha Miguel, foi o Rei Herodes na peça encenada em Paraty.

Clube do Mickey

Mistério revelado! O Prefeito Tucá Jordão foi mesmo com a família para Orlando, mas ele não gostou nada das dúvidas sobre quem pagou a conta. “Você acha mesmo que eu não tenho dinheiro para viajar para os Estados Unidos?”, disse o prefeito para os vereadores da base durante uma reunião.

A dúvida agora

É quem pagou a conta da comitiva que foi à Brasília assistir de camarote a Audiência Pública do TeBIG. Sabe-se que em parte foi o povo, mas resta saber, qual foi a instância.

A pérola da semana

Foi do Sub-Secretário de Trânsito de Angra, Ricardo Bruno queafirmou que parte dos 25 veículos doados pelo governo do Estado à prefeitura de Angra estão com defeito. O motivo, segundo ele é que os carros são movidos a gás e isso, inviabiliza a utilização da Frota já que o município não tem licitado este tipo de combustível. O problema é que 99% dos carros que utilizam gás natural também usam outro tipo de combustível.

Saudades do tempo em que o Chafariz da Saudade tinha água

Torneiras secas não são mais exclusividade da residência de muitos moradores de Angra dos Reis, o Chafariz da Saudade, recentemente restaurado e colocado em seu local original, a Praça Codrato de Vilhena, está completamente sem água. Após um grande período de vazamentos, a solução encontrada pelo município foi desliga-lo completamente.

 

Comentários