Últimas noticias e informações sobre Angra dos Reis (Continente e Ilha Grande), Mangaratiba e Paraty.

Tarrafa: As primeiras tintas começam a colorir o quadro

Tarrafa: As primeiras tintas começam a tingir o quadro. Ou: O princípio da garatuja.

Primeiras tintas

Como já era esperado, a cada sessão legislativa os lados das eleições 2012 começam a se definir. Se no início o quadro era duvidoso, a falta de bons articuladores políticos em um lado da equação  fortalece o outro, que no início mostrava que teria alguma dificuldade para angariar apoio.

Salto alto

O salto alto de algumas lideranças do município prejudica o próprio processo de consolidação das candidaturas que defendem. Se para alguns isto parece surpresa, para  outros é apenas a repetição de um padrão auto-destrutivo. Ainda dá tempo para acordar, mas é preciso correr!

Assédio

Um dos partidos mais assediados para estas eleições é o PCdoB. A legenda concentra o poderoso Sindicato dos Metalúrgicos,  alguns sindicatos  da orla Portuária e a Presidência da Câmara dos Vereadores. Pelo que soube ainda não há uma definição de para onde a legenda irá, mas é sabido que em uma eleição acirrada um partido em franca ascensão pode definir o quadro.

Papo de pé de ouvido

Esta semana o prefeito Tuca Jordão esteve no Rio de Janeiro para uma conversa com o Presidente do PMDB Jorge Picciani. Um amigo da coluna garantiu que o motivo é a auto afirmada “falta de compromisso político” do prefeito. Parece que como esperado, a afirmação do prefeito não soou bem a alguns ouvidos.

Aliás…

Uma fonte próxima ao prefeito Tuca garantiu que o boato que ele pode apoiar o PT de Conceição Rabha é absolutamente infundado.

Eike, sempre ele…

Segundo o Vereador Jorge Eduardo Mascote, o mega empresário Eike Batista é o dono da mão que está tirando investimentos de Angra. Segundo Mascote, após tirar a Fábrica da Technip de Angra e levá-la para São João da Barra; Eike quer agora impedir a ampliação do Terminal da Transpetro e levar a obra para Itaguaí ou Maricá. Se isto acontecer Angra pode ir à bancarrota. A caneta está na mão do Governador Sérgio Cabral.

Minc, sempre ele…

O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, está quase ganhando o título de inimigo de Angra. Sua postura como secretário de governo causa polêmica no município, em especial pela forma com que ele cuida de situações como a da APA Marinha da Ilha Grande, das casas  do Estado ocupadas no Abraão, da expansão do Terminal da Petrobrás, entre outros…

Cabral, sempre ele…

Além de tudo o que o Governo do Estado tem promovido na região, o Governador Sérgio Cabral ainda fechou o Batalhão Florestal de Angra, alguns DPOs, como o de Monsuaba e Provetá; transferiu a coordenadoria de ensino da Baía da Ilha Grande para o Vale do Paraíba, permitiu o loteamento do CEAV e ainda teve a Lei Luciano Huck. A população de Angra não está gostando nada destas pataquadas.

Aliás…

Uma coisa que chama a atenção é que alguns defensores do Cabral tentam “descolar”  as ações impopulares do Governador e “colá-las” nos secretários, em especial aqueles de partidos que na província são opositores. O que não podemos esquecer é que a definição das políticas públicas aplicadas por determinado governo passa por todo um conselho político e não só por um determinado subalterno. Não estamos mais no feudalismo, né gente?

Tirando a limpo

Como sempre, o bom senso impera na fala do vereador Fiote (PMDB), que quer explicações do próprio Governador Sérgio Cabral sobre as pataquadas do Governo do Estado em Angra dos Reis. “Se estas idéias partiram dele, ele deixa de ser meu amigo”, garantiu.

Ferro e fogo

O Vereador Cordeiro (PT) garantiu que a bancada do Partido dos Trabalhadores irá pedir a cabeça do secretário Carlos Minc para a executiva estadual, caso ele seja o responsável pelas idéias que podem colocar a economia de Angra em risco… é esperar para ver…

Aliás…

Além dos Vereadores de Angra, do Prefeito Tuca e do Deputado Fernando Jordão, o ex-ministro (e Presidente do PT estadual) Luiz Sérgio, engrossou o caldo de lideranças políticas que cobram uma definição sobre a questão da ampliação do Terminal da Petrobrás. O petista garantiu que pedirá uma reunião com Sérgio Cabral para tratar o assunto. Segundo ele “A Transpetro é do Governo Federal e o Governo federal já decidiu que vai fazer a obra. A opção A é Angra dos Reis e a opção B é Maricá. Agora depende do Governo do Estado dar a licença para que a obra seja feita. Ou seja, na prática, se o Governo do Estado der a licença para Angra a obra será  no município, caso contrário vai para Maricá. E antes de se falar sobre a postura do secretário Carlos Minc é preciso entender que ele é uma pessoa que executa uma política de governo, por isso a necessidade de conversarmos com o governador Sérgio Cabral sobre o assunto”.

Pegou mal

A desmentida que o Deputado Fernando Jordão (PMDB) tomou do também Deputado Luiz Sérgio (PT). Fernando disse ao Diário do Vale que tem o apoio da Presidente Dilma Roulssef. O ex-ministro garantiu ao jornal que Jordão não teria autorização para falar em nome da presidente.

Cadê a tréplica?

Acontece que embora defensores e detratores tenham quebrado o pau pelas redes sociais, Jordão não procurou a tréplica junto ao jornal deixando a última palavra com Luiz Sérgio.

O fato…

É que o PMDB de Fernando Jordão e o PT de Luiz Sérgio são aliados fora da província e que em municípios onde as legendas não são opositoras, Dilma apóia o candidato da coligação.

Fichas sujas

No último domingo começou a circular pela rede uma matéria da colunista Berenice Seara afirmando que algumas lideranças políticas de Angra teriam dificuldades para conseguir o registro de candidatura.

Por outro lado

Assim que surgiu a nota, que também falava da situação do prefeito Tuca Jordão e seu vice, Essiomar Gomes, que segundo ela enfrentam um processo de cassação em segunda instância; o progressista foi correndo ao Rio de Janeiro e trouxe à tira colo uma certidão negativa afirmando que ele está apto a concorrer no pleito.

Garantido

Segundo a colunista, Aurélio Marques (PR) não teve suas contas da eleição de 2010 aprovadas, o que faria o candidato bater na trave junto com o TRE. Em resposta, o ex-deputado publicou em seu perfil do Facebook uma certidão negativa garantindo que ele está apto a concorrer nas próximas eleições.

O que faltou dizer…

É que também tem candidato que enfrenta pelo menos seis processos por improbidade administrativa e que em caso de condenação…

 

E não para por ai…

Segundo alguns interlocutores, alguns candidatos estão bastante preocupados com o andamento de algumas ações judiciais que podem ajudar a aumentar ainda mais a lista dos Ficha-Sujas de Angra. O que consta é que ainda neste período pré-eleitoral outras ações devem chegar ao final dada a urgência pedida pelo TRE.

O primeiro vice?

Segundo informações do colunista Andrei Lara, o Vice de Fernando Jordão será Essiomar Gomes. Caso Essiomar não possa, a escolha de Jordão será uma mulher que o colunista não disse o nome.

Segunda opção…

De acordo com o blogueiro Adelson Pimenta, a alternativa ao nome de Essiomar seria a empresária Danielle Afif, proprietária do Jornal A Cidade. Segundo ele, o acordo já estaria alinhavado.

Fidelidade Partidária

Segundo informações do advogado e blogueiro Keber Mendes, do Angrapol, Leandro Silva (PDT) pode ficar sem mandato. Segundo ele,  Rosangela Novaes reivindica na justiça mandato do PR, já que Leandro deixou o partido para abraçar o PDT, de Leonal Brizola.  Da decisão caberá recurso.

 

Água na justiça

Esta semana, o Presidente da Câmara Dr. José Antônio garantiu que a Casa irá entrar na justiça para descobrir onde está o problema da falta d’água de Angra, com o SAAE ou com a CEDAE. Zé Antônio defende a tese que as duas companhias terão que desatar o novelo na frente de um juiz, já que neste ponto as “ações” políticas se mostraram inertes.

Taj Mahal

Tem muito milionário preocupado com a operação Taj Mahal, que tem como objetivo detectar a turma que sonega informações para a receita. O interessante é que parte das informações levantadas pelos investigadores vieram de revistas de fofocas, que adoram destacar a vida nabalesca de algumas personalidades. Cerca de 200 imóveis foram fotografados e as imagens serão comparadas com bancos de dados.

Hospital da Japuíba será inaugurado em maio

Foi o que garantiu o Vereador Fiote (PMDB) na sessão da Câmara desta terça. Segundo Fiote, em até 60 dias o hospital será inaugurado, com ajuda do Governador Sérgio Cabral, que segundo o peemedebista está ajudando com todos os equipamentos.

Mas…

Segundo o Dr. José Antônio, o que falta para o hospital começar é dinheiro para operacionalizar a unidade de saúde.

O chute no balde

O ex-presidente da Cultuar Paulo Mattos abriu o verbo sobre a questão das redes sociais pelo Facebook. Segue a transcrição:

“Acho que tá na hora da verdade. Muito poucos podem realmente falar sobre o hospital, pois não entraram nele, não conhecem a realidade, mas eu entrei e fiquei abismado. O Hospital da Japuíba é a maior mentira política que já vi em Angra dos Reis. Preambularmente, quem passa tem a impressão que o hospital está pronto, mas quando entra leva um susto, só existe o esqueleto, e por dentro absolutamente nada o FJ deixou feito. Quando visitei o hospital juntamente com os secretários e alguns vereadores, depois de ficar cansado de andar pelos andares todos perguntei ao prefeito Tuca quem tinha sido o idiota que tinha projetado aquele elefante branco, pois bem o arquiteto estava do meu lado e começou a rir e explicou: Fui eu mas o projeto previa apenas um andar e apenas 60 leitos me parece, mas alguem mandou ampliar para 160 leitos e 3 andares. advinha quem? essa é a pura verdade. Se eu fosse candidato prometeria que não entregaria o hospital, até porque se por acaso fizerem vão gastar cerca de 8 milhões mensais para manter. Me desculpem mas achei que devia dizer a verdade”

Visita ilustre

O Prefeito Tuca Jordão recebeu uma visita ilustre nesta semana, o apresentador global Luciano Huck esteve na prefeitura procurando uma solução para os problemas de sua casa, na Ilha das Palmeiras. Em julho do ano passado, a juíza da 1ª Vara Federal em Angra, Maria de Lourdes Coutinho Tavares, condenou Huck a pagar R$ 40 mil por cercar com boias a faixa costeira ao longo de sua casa, sem autorização ambiental, sob o propósito de exercício futuro de atividade de maricultura. No entanto, Huck é alvo de uma ação do Ministério Público, que sustenta, no processo, que a motivação da colocação do cerco é outra que não a atividade de maricultura.  O apresentador saiu da reunião afirmando que já estava tudo acertado… sabe-se lá o que.

Acontece…

Que a visita de Huck levantou a lebre da dificuldade que a população tem para despachar diretamente com o prefeito. Pelas redes sociais, teve líder comunitário se queixando que está há meses tentando uma audiência e até agora nada.


Comentários