Últimas noticias e informações sobre Angra dos Reis (Continente e Ilha Grande), Mangaratiba e Paraty.

Tarrafa: A confusão, a caneta vermelha e o porvir!

Ho-ho-ho Tuca voltou!

O Prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão voltou, e como esperado, com a caneta vermelha em punho. Como primeiro ato, exonerou pelo menos cinco nomes que o vice, Essiomar Gomes, tinha na prefeitura. Outros políticos também começaram a sentir o peso dos cortes do prefeito.

Aliás…

Além disso subiu na Sessão da Câmara da última terça-feira (28/02), um requerimento pedindo o cancelamento de pelo menos 7 atos do então prefeito interino.

Acontece…

Que este pedido acabou criando uma rusga com o legislativo, já que entre os cancelamentos estavam algumas propostas (bastante elogiadas) que já haviam passado em primeira votação pelo plenário, entre elas, a remissão da cobrança do IPTU de imóveis interditados desde a tragédia de 2010 e a autorização para que os agentes de combate a endemias possam multar imóveis que apresentam focos de dengue.

Mas…

A informação é que o Prefeito, após ver que alguns destes atos mereciam continuar existindo, já que segundo ele próprio, as propostas beneficiariam a população, enviou um novo ofício para a Câmara, pedindo a suspensão do ato anterior. Acontece que a primeira votação das matérias já havia acontecido e o documento chegou após o início da Sessão e aí: Inês é morta. No final ficou claro que o que houve foi o velho e péssimo atropelo.

Além disso

O Vereador Dr. José Antônio sentiu-se desrespeitado, já que segundo ele, Tuca Jordão não se deu ao trabalho de comunicar o legislativo antes de aparecer pelo legislativo. Durante sua fala na tribuna faltou pouco para o presidente da casa pedir cabeças na prefeitura.

Promessa de boca não vale!

Vereadores garantiram que na última semana, durante uma reunião (da qual Zé Antônio não participou e nem foi convidado), eles teriam garantido ao Tuca que a participação dele na Sessão estava certa. Pelo visto só esqueceram de avisar ao Presidente da casa…

No final das contas…

Depois de duas horas e meia de espera e um belo pito do Presidente na assessoria do prefeito, Tuca finalmente conseguiu falar na Tribuna da Câmara. Em sua fala ele deixou claro que a confusão partiu da própria câmara e garantiu que por conta disto, não irá exonerar ninguém, muito menos o Secretário Alexandre Tabet, que além de ser seu homem de confiança, é amigo de infância.

Por falar nisto

Zé Antônio foi taxativo a devolver a afirmação e garantir que o atropelo dos poderes partiu do executivo…

Aliás…

Uma dúvida que ficou para quem assistiu à Sessão desta terça: Como será que o Charlinho trata a Câmara de Itaguaí? – Pelo visto não deve ser de forma muito cortês.

Por falar nisto

Graças a um truque de edição, o jornalista Robson de Moraes, da TV Comunidade fez uma montagem na qual os discursos de Tuca e Zé Antônio formam um diálogo. Está imperdível e esclarecedora.

A Doença de Tuca

Tuca disse e repetiu de alto e bom som que o seu caso foi uma Depressão Profunda causada por excesso de trabalho, segundo ele a coisa chegou a tal ponto que sua alimentação era basicamente café e cigarros, vício este que o prefeito garantiu que abandonou de uma vez por todas.

Consideração

O Prefeito foi taxativo e agradeceu todos aqueles que tiveram carinho por ele e se disse surpreso com ligações que recebeu de vereadores da oposição, da então adversária política Conceição Rabha e do ex-ministro Luiz Sérgio.

Aliás…

Tuca foi todo elogios para o ex-deputado Aurélio Marques e aos amigos Waltinho, Alexandre Tabet e ao Vereador Jorge Eduardo, que estiveram com ele durante todo este tempo.

Por outro lado

Tuca lamentou o fato de que algumas pessoas que eram muito próximas a ele nem se importaram em ligar para saber seu estado de saúde. Nomes ele não citou… fica a dúvida, mas há quem garanta que não está na lista.

O golpe

Em sua fala na Câmara, Tuca Jordão falou de um suposto movimento golpista que teria sido evitado pela oposição. Os vereadores negam que tenha havido qualquer reunião para discutir este assunto. O que houve, segundo eles, foi trabalho da central de boataria de Angra.

Eleições 2012

Como já era suspeita de muita gente, Tuca não será candidato à reeleição e ele garantiu que seu compromisso é com Jorge Picciani, Presidente do PMDB no estado. O prefeito também foi taxativo ao afirmar que não irá atrapalhar ninguém.

Por sinal

Tuca garante que não tem compromisso com ninguém em Angra, só com a população. Tem político em polvorosa com esta afirmação.

Aliás…

No séquito que acompanhou Tuca à Câmara dos Vereadores estava Aurélio Marques, todo sorridente. Será que ele que receberá o apoio do Tuca em outubro? A dúvida permanece no ar…

O fato

É que tem muita gente preocupada com esta possibilidade, vamos prestar atenção nas exonerações e nomeações da Prefeitura para ver para onde o barco vai…

Por falar nisto

Cabeças ainda irão rolar e a notícia que chega é que mudanças no primeiro escalão acontecerão e prometem pegar muita gente de surpresa. Os cargos de Essiomar já se foram quase todos… Outros políticos também já começaram a perder espaço.

O rombo

Tuca Jordão garantiu que Angra perde mensalmente R$4 Milhões de arrecadação por conta de perdas do ICMS. A Câmara já garantiu que irá convocar o Secretário de Fazenda para explicar os porquês deste rombo nas contas públicas. A procuradoria do município também deve ser convidada.

O asfalto e a improbidade

Em sua entrevista à rádio Costazul, Tuca Jordão garantiu que o asfaltamento e urbanização da área de Docas S/A em frente à Santa Casa é ilegal por se tratar de melhorias com dinheiro público em um imóvel particular. Na mesma rádio, Zé Antônio garantiu que se isso é ilegal, a prefeitura comete improbidade administrativa em todos os imóveis que aluga e reforma.

Luiz Sérgio de volta à Câmara

Esta semana a notícia de que o Deputado Luiz Sérgio deixou o Ministério da Pesca, para dar lugar ao Senador Marcelo Crivella, pegou muita gente surpresa. De um lado alguns comemoram o “rebaixamento” do angrense, que segundo eles caiu em prestígio. Do outro, alguns lamentam a perda do cargo do ex-prefeito, mas destacam que sem as preocupações do ministério há a possibilidade dele ficar mais ativo nas eleições.

Foto: Angrapol

Comentários