Situação de Emergência em Angra gera questionamentos do MPF

Representante da Defesa Civil revela que órgão está em Alerta Máximo.

Ministério Público Federal (MPF) em Angra dos Reis
Ministério Público Federal (MPF) em Angra dos Reis

O decreto nº 10.928, que colocou Angra dos Reis em Estado de Emergência neste sábado, 26, sob alegação  de que o Plano de Emergência da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto estaria comprometido, levou o Ministério Público Federal (MPF) a pedir uma série de informações com o objetivo de sanar dúvidas, surgidas após as declarações do Presidente da Eletronuclear que garantiu não haver quaisquer riscos ao plano no momento.O Procurador da República, Ígor Miranda, que saber da Eletronuclear que tipo de apoio a estatal poderá fornecer ao município. O MPF também solicita  à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), ANP (Agência Nacional do Petróleo) e CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), informações sobre quais medidas cada órgão adotará para garantir o abastecimento de combustível ao município de Angra dos Reis.

Defesa Civil de Angra em Alerta Máximo

Defesa Civil AngraDe acordo informações dadas por representante da Defesa Civil de Angra em uma rede social neste sábado, o órgão encontra-se em Alerta Máximo. Segundo ele, por conta dos baixos níveis de combustíveis, a evacuação da população das Zonas de Proteção Especial 3 e 5 estaria comprometida, conforme prevê o Plano de Emergência.

Ele informou ainda que as viaturas da Defesa Civil, assim como as do SAMU, são abastecidas em postos de combustível e que o órgão tem apenas uma pequena reserva própria para abastecer suas lanchas.

Se o Governo Federal foi pego de surpresa, imagina o municipal“, concluiu.

Vale destacar que segundo informações oficiais da Eletronuclear, o plano de emergência não encontra-se comprometido e que a estatal tem combustível para garantir a eficácia do plano.

Embora a necessidade de evacuação no caso de uma emergência nas usinas seja bastante remota, a empresa ressalta que sua frota de ônibus e carros está abastecida e com plenas condições de atender ao Plano de Emergência Local e dar apoio ao Plano de Emergência Externo, no caso de qualquer eventualidade”, afirmou a estatal em nota distribuída à Imprensa.

Comentários