Senac RJ realiza Comitê Técnico Setorial para discutir Turismo na Costa Verde

evento em Paraty, na quarta-feira, 24 de outubro, reúne os principais representantes do setor para buscar soluções para essa importante vocação econômica da região

O Senac RJ promove, na quarta-feira, 24 de outubro, na Pousada Villas de Paraty, em Paraty, o encontro regional do Comitê Técnico Setorial sobre o setor do Turismo na Costa Verde. O objetivo do evento é promover a maior aproximação entre a instituição e representantes do turismo da região, que engloba também os municípios de Mangaratiba e Angra dos Reis. O evento visa identificar desafios, tendências, necessidades e sugestões desse mercado e reunir subsídios para o desenvolvimento de cursos e projetos educacionais alinhados às demandas dos empresários e da sociedade.

Parte de um amplo programa voltado para o desenvolvimento das vocações do Rio de Janeiro, os Comitês regionais têm o objetivo de abrir o diálogo e entender as demandas locais com maior representatividade em cada segmento. Iniciado em março na capital do Rio, este será o quarto encontro. O Comitê Técnico Setorial do Turismo já passou por Petrópolis, em junho, e Cabo Frio, no mês de outubro.

De acordo com levantamento do Senac RJ, o setor turístico emprega mais de 300 mil profissionais fluminenses, em diversas ocupações, como camareiros e recepcionistas de hotel, agentes de viagem, entre outros, além de gerar renda para profissionais autônomos como guias turísticos e motoristas.

Na região da Costa Verde, Angra dos Reis é o município que mais movimenta o mercado de trabalho, concentrando o maior número de estabelecimentos quanto ao vínculo empregatício com carteira assinada. O Comércio de Bens, Serviços e Turismo possui mais de 6 mil estabelecimentos na cidade, o que representa 81% do total da região (7.641). Em termos de emprego formal, são mais quase 27 mil no setor (50,8% do total). Meios de Hospedagem (3.210) e Alimentação (2.363) são os maiores empregadores do turismo regional.

Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1958, Paraty também possui forte apelo turístico, amparado por belas paisagens, história, e eventos típicos da região, como a FLIP, Festa Literária que atrai turistas do mundo inteiro. O estudo da FGV mostra que a última edição do evento, em 2018, gerou retorno econômico de R$ 47 milhões, além de R$ 4,7 milhões em impostos.

Programação:

 

09h – Welcome Coffee

09h30 – Abertura – Diretoria Senac RJ

10h – Palestra: “Empreendedorismo, felicidade e liderança – O exercício da liderança para conectar gerações”, com Pedro Salomão

11h40 – Coffee Break

12h– Atividade: Proposta de avaliação do portfólio de para a Região Costa Verde

14h – Encerramento

Comentários