Últimas noticias e informações sobre Angra dos Reis (Continente e Ilha Grande), Mangaratiba e Paraty.

Seminário aponta diretrizes para o turismo em Angra

A Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) realizou entre os dias 22, 26 e 27 de setembro o terceiro Seminário Municipal de Turismo. O evento ocorreu em duas etapas, na Ilha Grande e no continente. Em três dias de encontros, foram oferecidas palestras, e, em plenárias deliberativas, tomadas decisões sobre o futuro do turismo na cidade. Os três dias do evento tiveram participação média de 50 pessoas por dia, entre operadores de turismo, empresários, servidores públicos e estudantes de turismo. Na avaliação do presidente da fundação, o encontro foi muito proveitoso.

– O turismo é a porta de entrada de Angra para um futuro melhor e mais sustentável. Todas as atividades econômicas da cidade estão em crise causada por fatores externos. O turismo é o único setor com potencial de desenvolvimento que está sob controle da prefeitura e da população angrense. Mas é preciso envolvimento e engajamento para que o setor se desenvolva. O seminário mostrou que tem gente interessada nesta área, e o papel da prefeitura é apoiar essas pessoas – diz Klauber.

Entre as deliberações mais importantes do evento estão a renovação da lei municipal do Conselho Municipal de Turismo, cujas representações passam a ser por entidades e não mais por pessoas físicas, e um debate sobre o financiamento da TurisAngra. Deve haver, segundo os participantes do evento, mais orçamento público para a entidade dar conta de sua missão de fomento e apoio à infraestrutura do setor. Por decisão dos participantes do evento, a sugestão é que o presidente do conselho deixe de ser o presidente da Fundação de Turismo e passe a ser um membro da sociedade civil ou do empresariado. Como estas mudanças dependem de lei, as propostas aprovadas seguirão para análise do Legislativo na próxima semana, com pedido de urgência aos parlamentares.

O terceiro seminário complementa dois outros eventos semelhantes, realizados em 2009 e 2014, a fim de avançar na organização do turismo na cidade em áreas como financiamento, promoção do destino, place branding e infraestrutura.

Nos três dias do evento, foram realizadas palestras sobre turismo de observação de pássaros, turismo de base comunitária, turismo pedagógico ou cultural e apresentados um balanço das ações da TurisAngra entre 2013 a 2016, além da experiência de construção do Plano Municipal de Turismo de Recife (PE).

Comentários